Funções do estômago no organismo

O estômago é uma bolsa de parede musculosa que se encontra abaixo do abdômen, na posição esquerda, e conecta o esôfago ao intestino delgado.

O estômago, um dos principais órgãos do tubo digestivo no do Sistema Digestivo do corpo humano, tem funções  e características únicas, quando comparadas a todo o restante.

O estômago de seres humanos, por exemplo, tem um volume de aproximadamente 50 ml quando vazio, podendo expandir para 4l de capacidade.

Funções do sistema digestivo

Funções do estômago no organismo

O Sistema Digestivo Humano é responsável por extrair, do que é ingerido, nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. O estômago é uma bolsa de parede musculosa que se encontra abaixo do abdômen, na posição esquerda, e conecta o esôfago ao intestino delgado.

Tem uma função mecânica e sua principal tarefa é a decomposição dos alimentos que são pré-digeridos e esterilizados, a fim de seguirem para o intestino, onde serão absorvidos. A anatomia do sistema digestivo segue uma sequência, pois percorre o caminho do alimento até o momento da excreção. O que não é útil para o órgão é enviado ao sistema excretor para que seja eliminado.

Outros órgãos do sistema digestivo

Existem vários órgãos participantes da digestão, que termina no intestino grosso. Um deles, conhecido como músculo circular, permite ao estômago assegurar por volta de 1 litro e meio de comida, para que não seja necessária uma nova alimentação em pouco tempo.

Além de realizar o armazenamento dos alimentos, realiza movimentos únicos que os mistura e transforma-os em pequenas partículas para facilitar a digestão. Basicamente, digestão é a transformação dos alimentos.

Funções do estômago no organismo

A digestão dos carboidratos inicia-se na boca pela ação de duas enzimas, denominadas amilase e lípase, e adição de um fluído ácido. As enzimas transformam o amido e as gorduras e, com a ajuda da pepsina, realizam a transformação das proteínas. Grande parte da digestão é, entretanto, feita no intestino delgado pelas enzimas do pâncreas, pela ação da bílis e pelas enzimas da mucosa do intestino delgado. O órgão possui ainda função de hidrólise de proteínas pela pepsina e de lipídios pela lípase. Este também exerce funções endócrinas e exócrinas, secretando hormônios após a ingestão dos alimento.

O intestino delgado é dividido em quatro regiões: cárdia, corpo, fundo e piloro.  Em termos histológicos , porém, estas duas últimas são idênticas, e apenas três regiões são consideradas, por possuírem algumas camadas, como: mucosa, submucosa e muscular, que são revestidas por uma camada serosa.

O piloro encontra-se entre o estômago e o duodeno e tem por tarefa principal regular a passagem do quimo de um órgão para o outro e impedir seu refluxo.


Cursos relacionados

Comentários

Artigos em Biomedicina

Cuidados com um paciente que tem HIV Cuidados com um paciente que tem HIV

O HIV é o estado do vírus que pode ser chamado de “encubação”, em que o...

Importância da fisiologia no dia a dia Importância da fisiologia no dia a dia

Fisiologia é o estudo do funcionamento de todas as funções presentes no nosso...

Por que as pessoas morrem de dengue? Por que as pessoas morrem de dengue?

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que cerca de 50 a 100...

Principais órgãos do corpo humano Principais órgãos do corpo humano

Descubra quais são alguns dos principais órgãos do corpo humano e veja a sua...