Papel do enfermeiro

O estudo da enfermagem é uma arte que relaciona os cuidados com o ser humano, que trabalham individualmente e coletivamente em prol do bem estar.

Na área da saúde, não é só o papel do médico que faz a diferença nos serviços relacionados da área. Assim como o doutor, o enfermeiro também tem grande parcela de importância no trabalho com pacientes de diversos tipos: ajudando a organizar o trabalho, o enfermeiro pode exercer diferentes funções em diversas áreas de atuação, considerando principalmente o trabalho em hospitais e clinicas.

O profissional enfermeiro conta com enorme responsabilidade no trato hospitalar, sendo responsável por diversas tarefas dentro dos cuidados com a saúde e o bem estar humano.

O papel da enfermagem

Papel do enfermeiro

O estudo da enfermagem é uma arte que relaciona os cuidados com o ser humano, que trabalham individualmente e coletivamente em prol do bem estar. O trabalho dos enfermeiros é feito pela proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde, contando com um sentido mais amplo além dos cuidados com a saúde.

Estudando doenças, a vida após a morte e a saúde em sua plenitude, o enfermeiro é capaz de desenvolver métodos para restabelecer sua saúde.

Áreas de atuação

Os enfermeiros podem trabalhar em diferentes funções de atendimento ao paciente, que envolvem tanto seu estilo de formação quanto seu local de trabalho. No Brasil, o sistema de enfermagem trabalha ao redor de três níveis da profissão, com funções especificas: Para o nível superior, o enfermeiro; Ao nível médico, o técnico em enfermagem, e ao nível fundamental, o auxiliar de enfermagem.

Competências da profissão de enfermeiro

Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho coordenar, planejar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas assistenciais, administrativas, gerenciais e também educacionais. O enfermeiro presta atenção ao paciente, relacionando se todos os cuidados feitos sobre o mesmo estão surtindo o efeito desejado, acompanhando sua evolução.

O profissional de enfermagem também pode contribuir com conhecimento cientifico e habilidades especializadas, garantindo maiores cuidados aos pacientes e controlando práticas de qualidade na área da saúde.

Papel do enfermeiro

Interesse pela área de enfermagem

O setor de saúde tem crescido de forma diferenciada no Brasil, contribuindo com a atenção dada à área, que tem se desenvolvido em ciência e tecnologia em todas as regiões do país. O conhecimento abordado nos estudos de enfermagem influencia não só ao crescimento da profissão, como também aos benefícios ao bem estar de pacientes dos mais variados tipos. Conduzindo processos de vários tipos, como partos normais, acompanhamento de comas e tratamento de diversos tipos de pacientes.

Caso deseje saber mais sobre o assunto, não deixe de se matricular nos cursos de enfermagem!