Como agir em caso de emergência?

As situações de emergência acontecem nos momentos mais inesperados. Vamos nos preparar nos informando mais?

Situações de Emergência

As situações de emergência acontecem nos momentos mais inesperados. Um acidente de carro em frente a nossa casa ou um incêndio em nosso local de trabalho nos deixam nervosos e perdidos, mas nessas situações precisamos ter calma e seguir alguns passos básicos para ajudar as vítimas.

Como agir em caso de emergência?

Fique calmo!

Esse é sempre o primeiro pedido em um caso de emergência e talvez o mais difícil. Tente manter a calma e pense no que pode ser feito para ajudar.

Ligue para a emergência

O primeiro a se fazer nesses casos é ligar para o Corpo de Bombeiros ou para o SAMU. Para facilitar o atendimento, tenha em mente algumas informações básicas que você deve fornecer:

# A localização exata de onde você está. Se desconhece o local, tente definir pontos de referências ou pergunte para alguém próximo antes da ligação.

# Deixe claro o que está acontecendo no local (acidente de trânsito, incêndio, parto, queda, etc.), dando para o atendente a noção exata da gravidade da situação. Diga o número de feridos e explicite caso alguém precise de atendimento muito urgente.

# No caso de outras situações de risco, como vazamento de óleo ou de gás, também deixe isso explícito.

caso de emergência

Não tire as vítimas do local

Em casos de quedas ou acidentes graves, não devemos mexer na vítima. Nossas intenções podem ser as melhores em querer colocar a pessoa em um local mais confortável ou em tentar diminuir suas dores, porém podemos piorar a sua situação.

Isso porque quando mexemos em alguém machucado podemos apenas aumentar suas dores ou causar traumas maiores. O melhor a fazer é aguardar a chegada do atendimento de emergência.

Converse com as vítimas que estão conscientes

Tente manter as vítimas que estão conscientes ainda nesse estado. Converse com elas e tente saber informações sobre o ocorrido que possam, posteriormente, ajudar os bombeiros ou a polícia. Dê água se necessário.

Em casos de ferimentos mais leves, ajude na limpeza dos ferimentos em água corrente e tente tranquilizar a vítima.

Aguarde os socorristas

Tente manter a calma e transmitir isso para as vítimas. Por mais que queiramos ajudar, uma situação de emergência pede o auxílio de profissionais treinados, por isso, sua maior função é dar apoio emocional para essas vítimas, esclarecendo que o atendimento de emergência está a caminho.

Você já passou por alguma situação de emergência desse tipo? Conheça o curso de Urgência e Emergência do iPED.