Importância da fisiologia no dia a dia

Fisiologia é o estudo do funcionamento de todas as funções presentes no nosso organismo: físicas, bioquímicas e mecânicas. Entenda!

O que mantém um carro em funcionamento? A parte elétrica e a parte mecânica, dentre tantas outras de importância semelhante, ou seja, tudo só funciona perfeitamente no conjunto. E o corpo humano? Pois bem, fazer essa analogia é pensar em fisiologia, que é o estudo do funcionamento de todas as funções presentes no nosso organismo: físicas, bioquímicas e mecânicas.

Falando assim, pode até parecer uma realidade distante, mas engana-se quem pensa dessa forma, já que a fisiologia atua em tudo que somos, por todo o nosso tempo de vida. Para se ter a noção da sua relevância, basta lembrar das funções fisiológicas. Então, se algo não vai bem na digestão, excreção, respiração ou na circulação de um indivíduo, é muito provável que aí resida um problema fisiológico.

Importância da fisiologia no dia a dia

Cada célula presente no nosso corpo é dotada de um processo fisiológico. O metabolismo, algo que preocupa a muitos no dia a dia também é estudado pela fisiologia. E quando direcionada ao exercício físico especificamente, notam-se as suas consequências pelos praticantes. Então, assim como foi colocado inicialmente com o exemplo do carro, perceber como todos os sistemas do corpo humano estão interligados e se complementam é de suma importância para esse ramo da saúde.

Em vários momentos uma pessoa deve recorrer a um fisiologista, seja para saber qual tipo de atividade física é mais recomendado ao seu corpo, o tipo de medicamento que melhor lhe convém ou ainda como ela pode perder peso mais rapidamente, a partir da adoção de uma dieta em detrimento a outra. Todas essas escolhas com um só propósito: o melhor para o pleno funcionamento do organismo.

Importância da fisiologia no dia a dia

Percebe-se que o seu uso tem aplicação direta em várias outras áreas da saúde, por exemplo, na reprodução, que envolve todo o processo de formação do zigoto, mas também a própria existência dos aparelhos reprodutores, tanto no homem quanto na mulher. A atuação de um fisiologista é, portanto, bastante ampla. Nos esportes, por exemplo, tem fundamental papel para que os atletas apresentem melhor rendimento, de acordo com o seu potencial, respeitando os seus limites e cada vez mais buscando a evolução.

Logo, esse método envolve diferentes nuances e particularidades do atleta em questão e se interessa por vários comportamentos do seu dia a dia que refletem no exercício da sua modalidade esportiva (quantas horas dorme por dia, quantas vezes e como se alimenta diariamente, se possui um sistema digestivo regular ou tem problemas digestórios, etc.). 

Aprenda muito mais sobre Biomedicina nos cursos do iPED.