Importância da fisiologia no dia a dia

Fisiologia é o estudo do funcionamento de todas as funções presentes no nosso organismo: físicas, bioquímicas e mecânicas. Entenda!

O que mantém um carro em funcionamento? A parte elétrica e a parte mecânica, dentre tantas outras de importância semelhante, ou seja, tudo só funciona perfeitamente no conjunto. E o corpo humano? Pois bem, fazer essa analogia é pensar em fisiologia, que é o estudo do funcionamento de todas as funções presentes no nosso organismo: físicas, bioquímicas e mecânicas.

Falando assim, pode até parecer uma realidade distante, mas engana-se quem pensa dessa forma, já que a fisiologia atua em tudo que somos, por todo o nosso tempo de vida. Para se ter a noção da sua relevância, basta lembrar das funções fisiológicas. Então, se algo não vai bem na digestão, excreção, respiração ou na circulação de um indivíduo, é muito provável que aí resida um problema fisiológico.

Importância da fisiologia no dia a dia

Cada célula presente no nosso corpo é dotada de um processo fisiológico. O metabolismo, algo que preocupa a muitos no dia a dia também é estudado pela fisiologia. E quando direcionada ao exercício físico especificamente, notam-se as suas consequências pelos praticantes. Então, assim como foi colocado inicialmente com o exemplo do carro, perceber como todos os sistemas do corpo humano estão interligados e se complementam é de suma importância para esse ramo da saúde.

Em vários momentos uma pessoa deve recorrer a um fisiologista, seja para saber qual tipo de atividade física é mais recomendado ao seu corpo, o tipo de medicamento que melhor lhe convém ou ainda como ela pode perder peso mais rapidamente, a partir da adoção de uma dieta em detrimento a outra. Todas essas escolhas com um só propósito: o melhor para o pleno funcionamento do organismo.

Importância da fisiologia no dia a dia

Percebe-se que o seu uso tem aplicação direta em várias outras áreas da saúde, por exemplo, na reprodução, que envolve todo o processo de formação do zigoto, mas também a própria existência dos aparelhos reprodutores, tanto no homem quanto na mulher. A atuação de um fisiologista é, portanto, bastante ampla. Nos esportes, por exemplo, tem fundamental papel para que os atletas apresentem melhor rendimento, de acordo com o seu potencial, respeitando os seus limites e cada vez mais buscando a evolução.

Logo, esse método envolve diferentes nuances e particularidades do atleta em questão e se interessa por vários comportamentos do seu dia a dia que refletem no exercício da sua modalidade esportiva (quantas horas dorme por dia, quantas vezes e como se alimenta diariamente, se possui um sistema digestivo regular ou tem problemas digestórios, etc.). 

Aprenda muito mais sobre Biomedicina nos cursos do iPED.


Cursos relacionados

Comentários

Artigos em Biomedicina

Cuidados com um paciente que tem HIV Cuidados com um paciente que tem HIV

O HIV é o estado do vírus que pode ser chamado de “encubação”, em que o...

Funções do estômago no organismo Funções do estômago no organismo

O estômago é uma bolsa de parede musculosa que se encontra abaixo do abdômen,...

Por que as pessoas morrem de dengue? Por que as pessoas morrem de dengue?

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que cerca de 50 a 100...

Principais órgãos do corpo humano Principais órgãos do corpo humano

Descubra quais são alguns dos principais órgãos do corpo humano e veja a sua...