Cálcio no veganismo: onde encontrar?

Saiba mais sobre a relação entre a alimentação vegana e o consumo de cálcio e entenda como o elemento influencia em sua saúde no dia a dia!

Contando unicamente com elementos verdes em dietas veganas, algumas substâncias e nutrientes podem acabar sendo esquecidos em seu cardápio, principalmente no que se refere aos elementos comuns em carnes.

Um destes principais nutrientes é o cálcio, que enfrenta grandes barreiras nas dietas veganas por estar em desvantagem de consumo. Considerando o amplo potencial do nutriente na preservação do corpo, é essencial medir o seu consumo a fim de evitar uma possível defasagem na alimentação.

Saiba mais sobre a relação entre a alimentação vegana e o consumo de cálcio e entenda como o elemento influencia em sua saúde no dia a dia!

O cálcio no veganismo

Cálcio no veganismo: onde encontrar?

Como sabemos pela crença popular, o cálcio é um dos elementos mais encontrados em leite e derivados, que são alimentos de origem animal. Como a melhor fonte de cálcio que existe, o leite ajuda a contribuir com a saúde e bem estar, mas ele não é o único capaz de oferecer o elemento em sua dieta.

Seguindo padrões de alimentação vegana, a substância também pode ser facilmente encontrada em vegetais. Mesmo com eficácia diferenciada, o cálcio originado dos vegetais é tão saudável quanto o mais popular.

Quantos gramas de cálcio vegetal devemos obter por dia?

Não contribuindo exclusivamente para a saúde e manutenção óssea, o cálcio também ajuda na prevenção de doenças vinculadas a este sistema, como a osteoporose. O consumo regular do elemento ajuda a manter o organismo resistente e livre de doenças, sempre em seu melhor estado de resistência para promover suas funções naturalmente.

Considerando em análise um individuo adulto, o mesmo seria encorajado a consumir entre 1.000 e 1.500 mg de cálcio por dia, a fim de promover a ampla ingestão do mineral e conservar a saúde dos ossos. De forma equilibrada com ácidos e bases sanguíneas, o cálcio mantem o corpo saudável, livre de riscos.

Fontes de cálcio vegetal

Entre os principais alimentos que servem de fontes de cálcio vegetal, podemos focar em vegetais escuros (como o brócolis e a couve), frutas secas (como damasco e uva passa), castanhas e sementes (como nozes e sementes de girassol), leguminosas (como feijão e soja) e o alho, que é uma fonte natural de cálcio. Além do elemento, estes ingredientes ainda conservam amplas fibras e vitaminas.

Melhor absorção de cálcio vegetal

Cálcio no veganismo: onde encontrar?

O cálcio vegetal tem absorção muito mais rápida e prática do que o cálcio oferecido por origens animais, mesmo com qualidades diferenciadas. Sua absorção no organismo pode ser facilitada pela combinação do elemento com outros ingredientes fornecedores de cálcio, promovendo maior concentração de fontes da substância e uma melhor garantia de aproveitamento por parte do corpo.

Tipos de suplementos de cálcio vegetal para veganos

Aos que buscam a melhor nutrição e absorção de cálcio, a suplementação, desde que devidamente orientada por especialistas, é uma grande alternativa a ser levada em consideração.

É a partir da vitamina D que é feita a suplementação para veganos: para suprir as necessidades básicas do corpo, preparar receitas para suplementar cálcio é ideal para preservar a saúde.

Quer aprender a fazer receitas veganas? Conheça o curso de culinária vegana do iPED.