O processo da análise de crédito é organizado para analisar os dados, de forma a possibilitar a análise de aspectos voltados ao tomador do crédito.
Tem-se por análise de crédito o momento no qual um agente cedente avalia todo um potencial de retorno por parte de um solicitador do crédito, além de contemplar os riscos inerentes à permissão.
O procedimento é realizado igualmente com o objetivo de identificar os clientes que poderão futuramente não cumprir com suas obrigações, acarretando risco ao caixa da organização. Então, através da análise de crédito torna-se mais prático identificar os casos em que o cliente tem idoneidade e capacidade financeiras suficientes para honrar a dívida que pretende contrair.
O processo da análise de crédito é organizado para analisar os dados, de forma a possibilitar a análise de aspectos voltados ao tomador do crédito. De acordo com Blatt (1999), "Este processo cobre uma estrutura mais ampla do que simplesmente analisar o crédito de um cliente e dados financeiros para a tomada de decisão com propósitos creditícios."
Algumas companhias de pequeno porte não possuem lastro financeiro para manter um analista de crédito em sua equipe. Com isso, não é incomum vermos surgir empresas que oferecem um suporte a esses empreendedores, buscando a diminuição da inadimplência e o prejuízo financeiro. Os processos da análise de crédito são geralmente feitos por essas empresas com relatórios de resultados que se incluem consultas a órgãos como SPC/SERASA.
Segundo especialistas, o sistema de análise e também de concessão de crédito deve recorrer a duas técnicas: à subjetiva e à objetiva. A primeira se volta às técnicas que se baseiam no julgamento individual e a segunda é focada em dados estatísticos.
Grande parte das análises de crédito é realizada pelo julgamento do analista de crédito, sendo baseada, principalmente na experiência e preparo do mesmo. Para isso, o profissional precisa conhecer bastante sua profissão, bem como estudar técnicas de relacionamento e linguagem corporal, além da sensibilidade pessoal.
Esta segunda técnica é muito importante, em vista de que através da experiência do agente, é possível identificar quesitos como: caráter, condições de pagamento, capital bem como a capacidade. Porém, esta análise não pode ser feita de modo aleatório. É preciso, porém, estar embasado em conceitos técnicos para garantir a tomada de decisão. Partindo desse pronto de vista, podemos afirmar que as duas técnicas podem ser aplicadas em união.
A cobrança ocorre com base na análise de crédito. Se mesmo após ter passado em todos os testes, atendendo a todos os requisitos necessários para fazer aquisição do crédito, o contratante entrar no nível de inadimplência, o setor responsável pela cobrança poderá entrar em contato com a pessoa em questão para tratar de negociações voltadas a dívida.
Em alguns casos, o mesmo profissional analista é o mesmo que executa as cobranças e negociações de dívidas. Para lidar com consumidores inadimplentes, os agentes de cobrança precisam ser bem profissionais, principalmente diante dos devedores que não pretendem pagar. O perfil do operador de cobrança deve atingir diversos requisitos, como boa fluência verbal, boa aparência, educação, preparação prévia (saber todas as informações sobre o devedor), confiança, saber escutar o devedor e etc. Atualmente, a cobrança de dívidas de crédito pode ser feita por diversos canais como: pessoalmente, por telefone, email e até redes sociais.
Descubra mais detalhes sobre o assunto. Matricule-se no curso!
Como Cobrar Inadimplentes
Você aprende desde explicações sobre o que é cobrança, conhecimento e postura, tipos de clientes, sondagens, poder de argumentação,...
Curso Grátis
Prevenção a Fraudes
Aborda a identificar e prevenir fraudes em RG, CPF, CNH, comprovante de residência, cheques e muito mais.
Curso Grátis
Análise de Crédito e Cobrança
Explica como analisar crédito da forma correta, como realizar cobrança, como...
Curso Grátis
Economia Colaborativa
Você compreenderá os conceitos de economia colaborativa, a diferença da economia tradicional, as modalidades, o consumo colaborativo...
Curso Grátis
Dicas fundamentais para montar um plano de negócios
Ser empreendedor está na moda, mas para isso precisamos entender todo o...
Estrutura de um departamento financeiro
Para que o seu departamento financeiro seja estruturado de modo a se tornar o...
Dicas para conseguir crédito com o BNDES
O que faço para conseguir um empréstimo junto ao BNDES (Banco Nacional de...
Como funciona a bolsa de valores?
A bolsa de valores é o local onde se concentra a negociação de títulos de...