Dicas fundamentais para montar um plano de negócios

Ser empreendedor está na moda, mas para isso precisamos entender todo o processo. Confira agora!

Ser empreendedor está na moda. Especialmente se você é jovem e tem o interesse de ser seu próprio patrão. Antes de sair por ai querendo montar um negócio é necessário elaborar um plano. Com a ajuda dele, alcançar o sucesso será mais fácil.

Dicas fundamentais para montar um plano de negócios

O que é o plano de negócios?

É um documento por escrito (ou também digital).  Apresenta os objetivos do negócio, analisa o mercado e aponta forças e fraquezas do seu negócio e do mercado. Em outras palavras, é o planejamento. Sem ele as chances da sua empresa falhar são maiores.

O plano serve de orientação na busca por informações sobre a área do mercado onde seu negócio irá atuar, bem como produtos e serviços oferecidos, perfil dos clientes e concorrentes etc.

Vantagens de ter o plano

Os negócios que são elaborados sem planejamento apresentam inúmeras falhas. As mais prejudiciais são a falta de visão e não estabelecimento de metas. 

A importância do plano de negócios está em diversos quesitos. Afinal, de nada adianta oferecer serviços se não houver procura para eles. Todo esforço empregado por você será em vão.

O plano de negócio serve de orientação, além de possibilitar a você analisar constantemente sua empresa.

Dicas fundamentais para montar um plano de negócios

Quatro passos para montar seu plano

1# Reflita

Tudo nasce com uma ideia. Antes de colocá-la em prática, analise e estude as possibilidades de tirá-la da sua cabeça para colocá-la em prática.

2# Inspire-se

O mundo digital (e-books, cursos, vídeo aulas) possibilita ao empreendedor utilizar ferramentas para montar seu plano. Elas podem ser gratuitas ou pagas. Independente disso procure auxílio de quem já tem conhecimento para elaborar seu plano.

3# Colete informações

Estude o mercado. Conhecer bem a área de atuação da sua empresa é importante. Monte perfil de clientes, fornecedores e também concorrentes. Busque conhecer as fraquezas e forças deles e também as suas. Estabelecer uma planinha de gastos também é relevante.

4# Atualize o plano

Planos de negócio são cíclicos. Ou seja, precisam ser atualizados com o tempo. À medida que seu negócio crescer (ou não) é necessário reavaliar seus objetivos e reverter (ou consolidar) seu quadro.

Planos dentro do plano

Depois da análise inicial – conhecida como diagnóstico – os próximos passos são a montagem de outros planos. Para sobreviver ao mercado e obter sucesso é necessário adotar estratégias de Marketing, Operação e Financeira. Esse três elementos compõe etapas dentro do plano maior.

Obtenha muito mais dicas com o curso de Plano de Negócios que o iPED oferece.