Funções de um farmacêutico de sucesso

O farmacêutico deve entender sobre a composição de medicamentos, sua necessidade em cada caso a ser ministrado, identificação de sintomas e muito mais

O setor de farmácia é um dos mais reconhecidos dentro da área da saúde, considerando que os profissionais desta área conquistaram o mercado com o trabalho junto aos pacientes.

Suas responsabilidades vão além de sua farmácia, contando também com instruções diretas da vigilância sanitária, do Conselho Regional de Farmácia, entre outros. ao farmacêutico de sucesso, é necessário o constante aprendizado para garantir melhorias em seu desempenho no trabalho, saindo das bancadas e se encaminhando a outros lugares.

Com a valorização da área nos últimos anos, o farmacêutico especializado pode se dar muito bem no mercado, garantindo maior rentabilidade e poder dentro de sua área.

Conhecimentos de um farmacêutico

Funções de um farmacêutico de sucesso

A área de farmácia é muito ampla, constituindo um elo entre a medicina e a sociedade, a partir do atendimento direto de pacientes em drogarias e farmácias.

O farmacêutico deve entender sobre a composição de medicamentos, sua necessidade em cada caso a ser ministrado, identificação de sintomas, indicação de substâncias, aplicação de injetáveis, noção sobre quantidades a serem aplicadas, conferência e relação de produtos, condições de higiene básica e hospitalar, noção sobre marcas, prescrições e medicamentos em geral, entre outros.

Além das funções específicas que deve exercer, o farmacêutico também deve entender sobre tarefas básicas para poder orientar o paciente de maneira correta e segura sobre qualquer condição, trabalhando por melhorias de saúde.

Os farmacêuticos devem entender sobre procedimentos simples, como aferição da pressão arterial, perfuração do lóbulo auricular para colocação de brincos, medição de temperatura corporal, entre outros.

Funções do farmacêutico

Funções de um farmacêutico de sucesso

O profissional farmacêutico está apto à atuação em 60 atividades diferentes, não ficando restrito apenas à supervisão de compra de remédios na bancada das farmácias. Contando com todas essas tarefas regulamentadas, o profissional pode trabalhar de forma bem versátil, dependendo exclusivamente de suas necessidades dentro do mercado.

Entre as principais funções além da dispensa de remédios, o profissional está apto à manipular fórmulas (participando diretamente da produção dos medicamentos), aplicar acupuntura, realizar exames diagnosticados solicitados por médicos, entre outros. Suas áreas de atuação vão entre farmácias hospitalares e veterinárias, laboratórios toxicológicos, análises clínicas, instituições de saúde pública, indústrias farmacêuticas, alimentícias ou cosméticas, entre outras.

Com especialização ou pós graduação, o farmacêutico também pode atuar na indústria entre produção e controle de qualidade de medicamentos.

Com a principal função de administrar a medicação correta aos pacientes, além de supervisionar a higienização hospitalar, o profissional tem muito trabalho a fazer em sua área.

Faça o curso de Atenção Farmacêutica e saiba mais sobre este assunto.