Detalhes da Farmacologia

A farmacologia é a ciência que estuda como as substâncias químicas interagem com os meios biológicos. Entenda!

A farmacologia é a ciência que estuda como as substâncias químicas interagem com os meios biológicos. Para saber quais serão os efeitos de um medicamento, hoje em dia, foi necessário muito estudo e muito investimento nessa ciência.

Apesar do que alguns pensam, os médicos não são os responsáveis pela descoberta de tantos medicamentos quanto temos hoje. Foi a farmacologia que trabalhou em conjunto com a medicina, a fim de tentar amenizar sintomas, matar bactérias e tornar seu organismo mais forte contra os vírus.

Como funcionam os medicamentos no nosso organismo?

Detalhes da Farmacologia

O fármaco entra no nosso organismo e passa por um processo de absorção, em que o profissional vai administrar de algum modo que quebre a barreira entre o ambiente externo e o nosso corpo. Existem vários métodos, entre eles, cutâneo, oral, subcutâneo, intramuscular, respiratório, retal e intravenoso.

Depois de absorvido, o fármaco será distribuído pelo organismo. Caindo na corrente sanguínea, a viagem pelo corpo fica bastante facilitada. A seguir, o indivíduo irá metabolizar aquele fármaco. A partir desse momento, as substâncias químicas exercerão seu papel. Depois disso, a substância será eliminada pelo sistema excretor.

Quais são os principais fármacos usados hoje em dia?

Detalhes da Farmacologia

Temos os antibióticos, que são substâncias as quais têm como tarefa brigar e matar as bactérias causadoras de doenças e infecções. Muita atenção deve ser dada ao consumo de antibióticos, pelo seguinte motivo: as bactérias são seres vivos.

Ao administrar o medicamento, haverá de fato uma guerra entre a substância e as bactérias. Se o médico receitar o antibiótico por sete dias, tome o remédio por sete dias, nunca menos, nem mais.

Suponha que o médico receitou a ingestão do medicamento por sete dias, mas no quinto dia você já está se sentindo bem melhor e resolve suspender o antibiótico. Existe a possibilidade de sua infecção voltar ainda mais forte e aquele antibiótico já não vai resolver mais o seu problema. As bactérias que sobraram tornaram-se resistentes àquele remédio e estarão mais fortes do que nunca.

Por isso, é de extrema importância tomar estritamente a quantidade que o médico receitar.

Outro tipo de medicamento é a vacina, que combate as doenças causadas por vírus. A vacina nada mais é do que o próprio vírus, porém enfraquecido. Administrando a vacina, o corpo será estimulado a aprender como se defender daquele vírus.

Assim, se um dia o indivíduo vacinado for infectado pelo vírus, seu corpo saberá quais anticorpos serão capazes de te defender e você irá se curar sozinho.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, clique aqui e matricule-se no curso!