O que é farmacocinética?

O conceito da farmacocinética nada mais é do que todo o percurso que a medicação faz no corpo humano. Então, entenda em detalhes como funciona!

Tomar remédios faz parte da vida de todas as pessoas, não é mesmo? Afinal, seja um remédio para rinite, dor, febre, cólica menstrual, pílula anticoncepcional, enfim, não importa para qual motivo seja, o fato é que os remédios são consumidos diariamente por milhares de pessoas.

Mas, além de consumi-los da forma tradicional que é por via oral, em alguns casos, eles também podem ser ingeridos através da corrente sanguínea, como é o caso de algumas pílulas anticoncepcionais. Porém, você já pensou o que acontece com o nosso organismo depois de ingerir um remédio? Como ele realiza o processo de absorção? E também, como é realizada a eliminação corpórea das substâncias?

Pois é, tudo isso e muito mais faz parte do universo da Farmacocinética! Por isso, se você nunca ouviu falar sobre isso, vou te explicar o que significa e a partir de agora você vai entender como o nosso organismo atua depois de ingerir um comprimido ou tomar uma injeção. Confira!

O que é farmacocinética?

Significado de Farmacocinética

Quando ingerimos um remédio, seja pelo método oral ou através da corrente sanguínea, o nosso corpo realiza todo um percurso devido a medicação absorvida, o que recebe o nome de farmacocinética.

Por isso, o conceito da farmacocinética nada mais é do que todo o percurso que a medicação faz no corpo humano. Além de também ser toda a ação que a droga administrada elo organismo sofre ao ser absorvida, transformada ou também biotransformada até mesmo chegar ao seu processo de eliminação corpórea.

Como ocorre a Farmacocinética no corpo

Farmacocinética

Quando a medicação é inserida por meio da corrente sanguínea, a absorção do medicamente é totalmente dispensada. Isso ocorre pelo fato de que o medicamento é distribuído diretamente na circulação do corpo. E depois de inserida a medicação, acontece a etapa chama de passagem, da qual todo o medicamento vai sofrer sua metabolização pelo fígado.

A distribuição do medicamento pelo corpo é feita quando ele esta na corrente sanguínea, a partir daí ele chega aos órgãos, passando pelo sistema nervoso central, coração e pulmão. Depois, é irrigado pelos vasos sanguíneos, passando para o resto do corpo. Durante sua distribuição que a droga chega ao seu local de atuação.

Depois de todas as etapas de distribuição do medicamento, ocorre a eliminação. Ela é realizada através de secreção biliar, dos pulmões, fezes, saliva, lágrimas, e até mesmo do leite materno. Os rins também são responsáveis pela excreção.

Quer aprender mais sobre Farmacocinética? CLIQUE AQUI!