O que são as teias e cadeias alimentares?

A teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares que estão ligadas entre si. Ela também é chamada de rede alimentar. Confira mais detalhes!

A alimentação dos seres vivos é composta por uma série de caminhos que se interligam e formam o que chamamos de teias e cadeias alimentares. Neste texto, vou te mostrar o que são e como elas funcionam. Você também ficará por dentro de muitos outros detalhes sobre este assunto.

Confira!

O que são as teias e cadeias alimentares

O que são as teias e cadeias alimentares?

A teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares que estão ligadas entre si. Ela também é chamada de rede alimentar. Contudo, a teia alimentar é representada por várias relações entre os organismos dentro de um ecossistema.

E para você entender ainda melhor do que estamos falando, vamos agora ao significado de ecossistema:

O que é o ecossistema

É o local ou o meio ambiente em que se desenvolvem diversas relações mútuas entre todos os seres que nele habitam. Entre eles, os seres humanos e todas as espécies animais que moram em um determinado local.

Como funcionam as teias e cadeias alimentares

O que são as teias e cadeias alimentares?

Um ser vivo que está em um ecossistema pode pertencer a diferentes tipos de cadeias alimentares. Isso porque ele pode se alimentar de outro ser vivo ou, também, servir de alimento para outros. E é nesse processo que as cadeias alimentares acabam se encontrando e formando uma teia alimentar.

Sendo assim, a cadeia alimentar nada mais é que uma sequência de seres vivos que se dividem em três classificações: os produtores, os consumidores e os decompositores. Nesta ordem alimentar, tudo ocorre de maneira recorrente a outra. Isto é, os seres vivos se alimentam daqueles que os antecedem e assim sucessivamente, para depois serem comidos por aqueles que estão a seguir, de acordo com a devida hierarquia.

Dessa forma, o ciclo da cadeia alimentar tem o seu início com os seres vivos produtores: plantas, algas e, também, alguns tipos de bactérias e protozoários. Assim, os consumidores primários se alimentam dos produtores.

Depois, chega a hora dos consumidores secundários - que se alimentam dos consumidores primários -, e dos consumidores terciários - que se alimentam dos consumidores secundários.

Os decompositores são as bactérias e fungos que realizam o papel de devolver à cadeia alimentar a matéria decomposta necessária para a alimentação dos produtores. Sendo assim, eles encerram o ciclo.

Aprenda isso e muito mais no preparatório para ENEM do iPED. Fique ligado na agenda de aulas ao vivo e grátis.


Comentários

Mais Artigos de Cursinho ENEM

Qual a origem do Dia dos Pais? Qual a origem do Dia dos Pais?

Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...

Segredos revelados da leitura dinâmica Segredos revelados da leitura dinâmica

Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...

Terceirização do trabalho Terceirização do trabalho

Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...

Principais vestibulares do Brasil Principais vestibulares do Brasil

Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...