3 mudanças na reforma ortográfica que você não conhecia

Várias mudanças ortográficas aconteceram após a reforma em 2009, mas será que você realmente sabe tudo que foi alterado na nossa língua portuguesa?

Várias mudanças ortográficas aconteceram após a reforma em 2009, mas será que você realmente sabe tudo que foi alterado na nossa língua portuguesa? Aqui você vai conhecer 3 mudanças na ortografia que vão ser importantes no seu dia a dia. Confira!

3 mudanças na ortografia que você não pode deixar de saber:

Precisamos escrever todos os dias, algumas pessoas mais do que outras, por isso, é essencial saber as alterações na língua portuguesa. Afinal, em uma prova, seja em uma entrevista de emprego ou vestibulares, não errar na colocação das novas regras ortográficas te dará mais chances de passar. Então vamos lá!

3 mudanças na reforma ortográfica que você não conhecia

Palavras com duplo “o” ou “e” mudaram na escrita

Agora as palavras que terminam com “ôo” não precisam mais do acento circunflexo. Portanto, palavrinhas como: “vôo” e “enjôo” são escritas, de acordo com as novas regras, sem acentuação. Além disso, palavras terminadas em “êem” como “crêem”, “lêem” e “vêem” também perdem o acento de antes. Fique ligado!

Se a letra inicial do segundo termo for “s” ou “r”, fique atento

Sabe aquelas palavras que eram compostas com dois termos e separadas por apenas um hífen? Então, esse hífen deixa de existir quando o segundo termo começar com “s” ou “r”, logo, a letra inicial desse termo secundário deve ser duplicada. Por exemplo, a palavra “anti-sociais”, agora se escreve antissociais. Entretanto, existe uma exceção: quando o primeiro termo da palavra terminar em ”r”, o hífen será mantido.

Acento diferencial também mudou

Antes das mudanças na ortografia, colocava-se acento circunflexo e agudo para diferenciar palavras, entretanto, agora eles não são mais válidos. Por exemplo, a palavra “pára” do verbo parar e a preposição “para” devem ser escritas sem nenhum acento. Mas, se atentem a palavra “pôr”, pois ela continua com acento para se diferenciar da preposição “por”, tendo em vista que isso também acontece com “pôde” e “pode”.

3 mudanças na reforma ortográfica que você não conhecia

Erros mais cometidos

A maioria das pessoas cai nas “garras” do erro de português com essa nova ortografia, mas, não deixe que isso se torne corriqueiro. Fique atento a errinhos básicos como:

  • Colocar trema nas palavras;
  • Colocar acentos em ditongos que terminam em “éi” e “ói”;
  • Incluir o hífen em manda-chuva, pára-quedas, pára-choque e entre outras;

A reforma ortográfica já está valendo, então, compartilhe esse texto para que outras pessoas também possam prestar mais atenção na hora da escrita.  


Comentários

Mais Artigos de Cursinho ENEM

Qual a origem do Dia dos Pais? Qual a origem do Dia dos Pais?

Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...

Segredos revelados da leitura dinâmica Segredos revelados da leitura dinâmica

Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...

Terceirização do trabalho Terceirização do trabalho

Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...

Principais vestibulares do Brasil Principais vestibulares do Brasil

Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...