História da musculação

A cultura física precedida pelo desenvolvimento dos campeonatos de musculação veio a tona com o lançamento da revista “Sandow Magazine”, em 1898.

A prática mais utilizada no mundo, que visa o aumento de massa e o condicionamento físico mais maduro, é a musculação. Como prática de ginástica, afirmações históricas podem provar que esta atividade seria realizada desde 400 anos antes de Cristo, contando com relatos de jogos de arremesso de pedras e escavações recentes que encontraram pedras com entalhes para as mãos, associadas prontamente ao treinamento com pesos.

Como esporte, a atividade se origina também há muito tempo, adaptada como exercício de competição ainda no século XIX. Eugene Sandow, considerado pai da musculação, foi o primeiro homem a tornar do exercício uma prova, tendo como objetivo mostrar que vencia quem tivesse os maiores e melhores músculos. Essa prova londrina teria acontecido só em 1901, onde contava com 156 atletas e teve como vencedor o jovem Willian Murray.

Se tornando um verdadeiro ídolo do esporte por cerca de 30 anos, Eugene Sandow, o dono do melhor físico do mundo, era apelidado de aristocrata dos músculos, conhecido como um fenômeno mundial do potencial físico. Dando sua forma à estatua que premiava o vencedor no campeonato de musculação, Sandow se tornou referência, recebendo a categorização como pai da força.

História da musculação

Início da referência do esporte

A cultura física precedida pelo desenvolvimento dos campeonatos de musculação veio a tona com o lançamento da revista “Sandow Magazine”, em 1898, além dos vários livros lançados também por Eugene Sandow que tratavam do esporte, como “Bodybuilding, or Man in the Making”. Sandow inventou aparelhos para a prática e aperfeiçoou outros já existentes, criando cursos de ginastica a partir dos princípios da musculação.

Além de tudo isso, ainda é considerado o primeiro personal trainer da história, sendo professor particular dos reis Eduardo VII e George V na Inglaterra. Abrindo espaço no mundo fitness que hoje é popular entre jovens e adultos pelo mundo inteiro, Sandow se consagrou como benfeitor da cultura física.

História da musculação

A musculação nos dias atuais

Assim como propagado por Sandow, as proporções tomadas pela prática da musculação são cada vez maiores, conquistando aliados em todo o mundo que buscam um melhor condicionamento físico e mais força e resistência muscular. A musculação hoje, assim como outras práticas físicas, é realizada a partir de um olhar mais saudável, contando com rigorosos aspectos de saúde e bem estar para ser efetiva ao homem.

Como um exercício de ampla intensidade, sua prática segue a recomendação médica, e deve ser mantida regularmente para produzir resultados efetivos.

Agora conheça o nosso Curso Online de Musculação do Iniciante ao Avançado!