O que é CNAE?

A CNAE é uma forma de padronizar os códigos de atividades econômicas em todo o país, bem como ela serve para facilitar o enquadramento da sua empresa.

Você criou a sua empresa e aí surge uma sigla daquelas que não se tem ideia do que é... CNAE. Calma! Vamos te ajudar com isso e mostrar que a CNAE é mais simples do que se parece. Para começar, a sigla significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

A CNAE é uma forma de padronizar os códigos de atividades econômicas em todo o país, bem como ela serve para facilitar o enquadramento da sua empresa nos múltiplos órgãos tributários no Brasil.

Quem deve ter um CNAE?

Todos os tipos de atividades econômicas possuem seu código na CNAE, desde empresas públicas ou privadas e até mesmo atividades sem fins lucrativos ou de pessoas físicas em atividades autônomas.

O que é CNAE?

Mas qual é o CNAE da sua empresa?

Para descobrir qual o código da sua empresa é preciso consultar a tabela CNAE através do site www.cnae.ibge.gov.br, nele é possível consultar o código da sua atividade econômica principal, bem como de atividades mais secundárias, se for o caso.

Depois de acessar o site é simples: basta clicar no item “estrutura”, onde será disponibilizada uma lista com as principais atividades, assim, a cada clique, elas se tornarão mais específicas, até que você encontre a sua.

Mas afinal, o que a CNAE significa dentro da minha empresa?

A CNAE pode indicar abonos ou outros benefícios dos quais a sua empresa pode ser favorecida. Um desses casos é o do Simples Nacional, o Sistema Integrado de Pagamentos de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que é um sistema que apoia e facilita o pagamento de tributos para esse tipo de negócio.

O que é CNAE?

A CNAE foi criada para facilitar a vida dos empresários, diminuindo a burocracia e facilitando o pagamento de impostos e tributos. Infelizmente, algumas prefeituras e governos estaduais criam sistemas diferentes de classificação, que podem confundir ou atrapalhar os empresários. O mais importante é tentar se adequar aos sistemas nacionais, para, cada vez mais, facilitar os seus negócios.

O que é CNAE-Fiscal e CNAE-Domiciliar?

Dentro do CNAE há duas subdivisões, a CNAE Fiscal e a Domiciliar. A Fiscal é um detalhamento das classes da CNAE, destinada especialmente para o uso da administração pública, como no caso dos CNPJs, onde as pessoas podem ter várias atividades econômicas secundárias dentro de uma só atividade principal.

O CNAE-Domiciliar foi criada para facilitar o seus dados no caso, por exemplo, do censo demográfico, facilitando pesquisas domiciliares e ajudando a mapear as muitas atividades autônomas da população.

E aí, conseguimos esclarecer o que essas siglas significam? 

Aprenda muito mais sobre empresas com o curso de Como iniciar o seu negócio.