História e conceitos da dinâmica de grupo

A verdade é que a dinâmica de grupo só foi ganhar os contornos que são vistos nos dias de hoje a partir de 1935, quando ganharam mais força.

Todo mundo que participou de um processo seletivo nos últimos tempos com certeza já se viu diante da seguinte situação: um ou dois avaliadores (às vezes até mais do que isto) organizando os candidatos em grupo para dar início a uma parte importante do processo.

Pois esta parte importante do processo seletivo nada mais é do que a dinâmica de grupo, que é a preferida dos profissionais de Recursos Humanos (RH), mas que nem sempre agrada aos candidatos participantes. Vamos conhecer sua essência!

Histórico antigo

História e conceitos da dinâmica de grupo

Apesar de nos parecer algo moderno, criado pelas empresas para ganhar tempo na hora de entrevistar muitos candidatos para uma determinada vaga, o fato é que a dinâmica de grupo é, na verdade, uma prática muito mais antiga.

Suas origens remetem aos tempos do paleolítico, quando pessoas costumavam brincar, dançar e conversar em volta da fogueira, numa prática inocente que se perpetuou ao logo dos tempos.

Esta prática inocente acabou por dar origem ao que hoje chamamos de modo bastante convencional de dinâmica de grupo.

Conceito moderno

Apesar de ter surgido há tanto tempo, a verdade é que a dinâmica de grupo só foi ganhar os contornos que são vistos nos dias de hoje a partir de 1935, quando surgiram os elementos estruturados que compõem o conceito moderno de dinâmica de grupo.

Dentre estes elementos que compõem uma dinâmica de grupo, podemos destacar a interdependência funcional entre os seus membros participantes, a existência de papeis e de normas e também a existência de um objetivo em comum.

História e conceitos da dinâmica de grupo

Uma ferramenta importante, mas que é muito mal utilizada!

Apesar de ser muito famosa nos dias de hoje, o fato é que a dinâmica de grupo é uma ferramenta muito importante para processos seletivos de empresas e de instituições.

O problema é que ela é muito mal usada nos dias de hoje, com a banalização do seu termo, que acabou fazendo com que muitas pessoas passassem a criar asco em relação ao simples fato de que uma dinâmica de grupo está presente dentro de um processo seletivo.

Uma dinâmica de grupo deve exigir que pessoas trabalhem em grupo, compondo equipes que devem atacar um problema com o objetivo de solucioná-lo da melhor maneira possível.

No entanto, o que se vê nos dias de hoje, especialmente no Brasil, é o surgimento de dinâmicas de grupo que denigrem a imagem do termo, já que não passam de entrevistas coletivas, onde as pessoas são colocadas todas juntas numa sala apenas para que o entrevistador supostamente ganhe tempo por meio desta prática tão cansativa para os candidatos.