O conflito é um dos frutos mais autênticos da convivência humana. São encontrados dois tipos de conflitos principais dentro das empresas. Confira!
O conflito é um dos frutos mais autênticos da convivência humana. Frente à divergência de diversos pontos, ele é a chave para discutir opiniões, posicionamentos, gerações, etc. As instituições de trabalho são ambientes férteis para o surgimento de tipo de situação entre os funcionários. Mas até quando ele pode ser considerado positivo e benéfico para a empresa?
A gestão de conflitos é definida pela compreensão dos vários tipos de empasses que podem surgir dentro de uma empresa e, assim, desenvolver uma estratégia para colocar em ação o melhor plano para extrair melhor proveito de cada um deles.
Dentro das empresas, assim como em outros ambientes da vida em sociedade, os atritos têm início pela diversidade. A diferença de gerações, idade, sexo, valores e crenças geram opiniões e personalidades variadas. Dentro das organizações, a variedade de cargos e as questões financeiras são contribuem para o surgimento de conflitos.
Por isso, são encontrados dois tipos de conflitos principais dentro das empresas: o hierárquico e o pessoal.
Eles aparecem quando a relação entre um grupo de trabalho não funciona de maneira harmoniosa, o que faz com que uma das partes, funcionário e patrão, tenha dificuldades de encontrar uma solução para atingir os objetivos da empresa.
Esse leva em consideração o choque entre as personalidades dos funcionários, a maneira de agir, falar e interagir com os demais integrantes do grupo de trabalho. Eles são resultados de pequenas situações diárias que, quando não resolvidas, resultam em rixas e a o prejuízo das relações internas.
O recomendado para lidar com cada um desses atritos é preciso colocar em prática uma política de boa convivência dentro da empresa, levando em consideração as diferenças e abrindo espaço para o diálogo. Todo o processo melhora a comunicação interna e recupera as relações internas da empresa. A consequência latente é o uso dos conflitos em prol do crescimento profissional dos funcionários e, por consequência, da empresa.
Para que a administração dos conflitos obtenha sucesso é necessário estimular características importantes para a relação dos funcionários.
- Conseguir se comunicar: sem conversa e livre exposição dos pontos de vista não é possível chegar à uma conclusão e tirar benefícios do conflito. Portanto, estimule o diálogo e o debate saudável de opiniões..
- Conseguir escutar: além de compreender com precisão o modo de pensar do outro, o fato de ouvir com atenção aumentam as chances dos objetivos e projetos da empresa sejam melhor absorvidos. Para isso, é preciso que funcionário e patrão tenham um entendimento e respeito mútuo.
- Conseguir perguntar: quem ouve atentamente consegue tem melhor entendimento e, consequentemente, faz questionamentos e alimenta o diálogo. O esclarecimento e toda e qualquer dúvida é essencial para o sucesso dos projetos desenvolvidos dentro da empresa.
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