Dia Mundial de São Bartolomeu

Segundo a bíblia, São Bartolomeu teria morrido com o corpo totalmente esfolado exatamente na data de 24 de agosto de 51 d.C. Confira agora!

Dia de São Bartolomeu

O Dia Mundial de São Bartolomeu é comemorado de forma sagrada uma vez ao ano, que é na data em 24 de agosto. Essa data totalmente especial e separada apenas para ele é celebrada principalmente pela comunidade cristã católica. Isso porque, São Bartolomeu é uma bela homenagem a uma figura bíblica que foi um dos doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo.

Com isso, para os católicos São Bartolomeu é de extrema importância em toda a história da bíblia. Ele é o padroeiro dos padeiros, dos alfaiates e também dos sapateiros. Para se ter uma ideia, reza a lenda  que na região do nordeste do Brasil, muitas pessoas acreditam que no dia de São Bartolomeu o Diabo anda solto pela Terra, aprontando e fazendo coisas más.

Foi a partir do sincretismo religioso que surgiram muitas outras figuras de santos católicos. Elas passaram a representar orixás para as doutrinas do candomblé e umbanda, além de também muitas pessoas se tornarem devotadas a elas. São Bartolomeu, por exemplo, é representado pelo orixá Oxumaré, no candomblé. 

Dia Mundial de São Bartolomeu

Qual é a origem do Dia Mundial de São Bartolomeu:

Segundo a bíblia, São Bartolomeu teria morrido com o corpo totalmente esfolado exatamente na data de 24 de agosto de 51 d.C. Com isso, a ideia foi que a partir da ,data de sua morte, todo o ano possamos ter uma data em especial separada para ele a fim de prestar homenagem à esse santo.

Mas, essa também foi a data de um dos maiores assassinatos de protestantes pelos católicos, em Paris, na França, justamente durante a noite de 24 de agosto em 1572. Esse terrível ato de violência acabou ficando conhecido como o “Massacre da Noite de São Bartolomeu”, já que fora neste exato dia que o Santo faleceu.

Conheça a oração do Santo:

Hoje em dia existem milhares de pessoas ao redor do mundo que são totalmente devotas a este Santo. Principalmente na sua data comemorativa em memória a São Bartolomeu. É no dia 24 de agosto que muitos fieis ascendem suas velas a fim de separar um momento único e exclusivo para ele. Veja agora a oração desse Santo:

"Glorioso São Bartolomeu, modelo sublime de virtude e puro frasco das graças do Senhor! Proteja este seu servo que humildemente se ajoelha a seus pés e implora que tenha a bondade de pedir por mim junto ao trono do Senhor.

São Bartolomeu use todos os recursos para me proteger dos perigos que diariamente me rodeiam! Lance seu escudo protetor em minha volta e me proteja do meu egoísmo e de minha indiferença a Deus e ao meu vizinho.

São Bartolomeu  me inspire em imita-lo em todas as minhas ações. Derrame em mim suas graças para que eu possa servir e ver a Cristo nos outros e trabalhar para a Vossa maior gloria.

Graciosamente obtenha de Deus os favores e as graças que eu muito necessitonas minha misérias e aflições da vida.

Eu aqui invoco sua poderosa intercessão, confiante na esperança que ouvirás minhas orações e que obtenha para mim esta especial graça e favor que eu reclamo de seu poder e bondade fraternal, e com toda a minha alma imploro que me conceda a graça ...(mencionar aqui a graça desejada ), e ainda a graça da salvação de minha alma e para que eu viva e morra como filho de Deus, alcançando a doçura do Vosso amor e a eterna felicidade. Amém."


Cursos relacionados

Comentários

Artigos em Ensino Religioso

Natureza: tratamento para a alma Natureza: tratamento para a alma

Deus se revelava na harmonia que existe no cosmos e em cada parte da...

Como se dá a utilização do dízimo? Como se dá a utilização do dízimo?

De acordo com o Antigo Testamento, o dízimo surgiu com a Lei de Moisés, que...

Curiosidades sobre o antigo testamento Curiosidades sobre o antigo testamento

Há algumas curiosidades sobre o antigo testamento que podem nos fazer pensar...

Você conhece o Antigo Testamento? Você conhece o Antigo Testamento?

O antigo testamento, também chamado de escrituras hebraicas, é a primeira...