Curiosidades sobre o antigo testamento

Há algumas curiosidades sobre o antigo testamento que podem nos fazer pensar e adquirir novos conhecimentos que hoje são deixados de lado. Confira!

Antes que existisse qualquer livro de autoajuda, motivacional ou algum parecido, a Bíblia já trazia grandes histórias.  Algumas sempre trouxeram grandes ensinamentos ao mundo e às pessoas, que podem interpretá-las de maneiras diferentes e encontram no Antigo testamento, a essência de muita coisa.

Há algumas curiosidades sobre o antigo testamento que podem nos fazer pensar e adquirir novos conhecimentos que hoje são comumente encontrados nas prateleiras das livrarias e vendidos como  descobertas atuais. Quem explorar melhor os livros contidos pode encontrar motivação, fé, esperança, histórias de superação, milagres e uma série de revelações que parecem fruto da imaginação, mas são verdades históricas que   proporcionam ensinamentos profundos.

Melhores curiosidades sobre o antigo testamento

Curiosidades sobre o antigo testamento

- Você sabia que o livro de Deuteronômio nasceu para se ensinar aos homens como viver o amor em todas as circunstâncias da vida - pessoal, social, política e religiosa? E que as leis indicadas neste livro da Bíblia, que se encontra no Antigo Testamento, são poderosos mandamentos para quem quer melhorar suas relações pessoais e até mesmo com a natureza? Tais leis não foram feitas à toa , pois são  verdadeiras orientações para produzir afinidades justas e fraternas dentro de uma sociedade , onde todos possam aprender.

- Você sabia que o livro de Esther não é propriamente uma narrativa histórica?  É também uma espécie de conto que busca criar condições de sobrevivência para que se pense numa política, onde a luta pela justiça ganhe espaços e as pessoas recuperem a esperança.

- Você sabia que o livro de Tobias foi feito para ensinar as pessoas a confiarem na providência divina e a praticarem a oração, como uma maneira de se conectar a Deus e entender que não estamos sozinhos?

Curiosidades sobre o antigo testamento

- Poucos estudam a fundo o livro do Novo Testamento, mas está escrito no início dos livros sapienciais que a experiência comum do povo é lugar da manifestação de Deus.  Estas obras são um convite para darmos atenção às nossas ações do cotidiano e para aprendermos a articular nossa experiência de vida e história.

- O livro de Jó é um convite para nos libertar da prisão das ideias feitas e continuamente repetidas. Ele nos pergunta se estamos dispostos a abandonar as tradições para nos solidarizarmos com quem necessita,  e assim fazermos uma experiência  com Deus ,através de atos concretos.

- O livro dos Salmos é feito para qualquer situação. Eles são fontes poderosas de inspiração para quem está perdido. Dizem que quem abre um salmo e o lê em voz alta, invoca uma força divina e proteção para todos os momentos da vida. Esteja onde estiver  a oração chega ao alto imediatamente.

Quer aprender mais sobre o antigo testamento? Faça um curso do iPED!  


Cursos relacionados

Comentários

Artigos em Ensino Religioso

Dia Mundial de São Bartolomeu Dia Mundial de São Bartolomeu

Segundo a bíblia, São Bartolomeu teria morrido com o corpo totalmente...

Natureza: tratamento para a alma Natureza: tratamento para a alma

Deus se revelava na harmonia que existe no cosmos e em cada parte da...

Como se dá a utilização do dízimo? Como se dá a utilização do dízimo?

De acordo com o Antigo Testamento, o dízimo surgiu com a Lei de Moisés, que...

Você conhece o Antigo Testamento? Você conhece o Antigo Testamento?

O antigo testamento, também chamado de escrituras hebraicas, é a primeira...