O teatro popular e Commedia dell arte

Ir ao teatro é uma das formas de lazer mais procuradas pelas pessoas. Vamos conhecer um pouco da história?

Ir ao teatro é uma das formas de lazer mais procuradas pelas pessoas. Originou-se há muitas décadas e tem muitas boas histórias para contar. Afinal, as peças teatrais vêm dos tempos primórdios e com o passar dos anos foi ganhando novos jeitos e formas de se fazer teatro. Hoje em dia podemos encontrar teatros de humores bem variados ou ainda o stand up que é o mais novo jeito de fazer que agrada a muitas pessoas.

Mas será que você conhece sobre a história do teatro popular e também o Commedia Dell arte? Neste artigo, vou te contar um pouco sobre as passagens históricas de cada um e ainda vamos falar brevemente sobre como anda o teatro nos dias atuais, confira agora:

O teatro popular e Commedia dell arte

O teatro popular:

O teatro começou a existir a partir do século XV em diante. O gênero teatro popular recebe este nome justamente porque atingia todas as camadas da sociedade. Mas antigamente  era feito de maneira bem diferente. Tudo era na base do improviso, com cenas ao ar livre, nas ruas e em espaços públicos. As peças, portanto, eram gratuitas e tinham o poder de transformar a mente do povo daquela época.

A Commedia Dell arte:

A Commedia Dell arte também é uma maneira de teatro popular que surgiu no século XV na Itália, e em seguida foi a França que passou a desenvolver e dar ainda mais formato para este novo tipo que chegava no universo da arte. A commedia Dell arte assim como o próprio nome já diz, significa a comédia da arte, ou seja, eram as peças de comédia que caiam no gosto do povo.

O teatro popular e Commedia dell arte

Mas embora este novo gênero de peças teatrais ganhasse forma e agradasse a muitas pessoas, as peças ainda eram realizadas nas ruas e em espaços públicos. Os atores seguiram apenas um roteiro improvisado, e a graça estava em interagir com o público e improvisar cenas e falas momentâneas.

Dias atuais do teatro:

Você já viu que o teatro existe há muitas décadas e ainda hoje  é considerado uma das formas de lazer mais procurada pelas pessoas. São nos finais de semana que percebemos a uma maior movimentação. Só que hoje a cultura passou por mudanças. As cidades abriram locais de teatro, há shoppings com locais apropriados, mas claro que mesmo assim o bom e velho jeito de se fazer teatro ainda não ficou para trás.

É possível encontrar grupos nas ruas e muito mais. Além disso, com o passar dos tempos novos gêneros foram chegando como romance, drama, infantil e muitos outros. Hoje em dia, é o stand up comedy que vem fazendo muito sucesso. A nova forma é de comédia em pé(stand up), ou seja, um ator se apresenta sem nenhum tipo de estrutura de cenário e conta piada do dia a dia.


Comentários

Mais Artigos de Cursinho ENEM

Qual a origem do Dia dos Pais? Qual a origem do Dia dos Pais?

Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...

Segredos revelados da leitura dinâmica Segredos revelados da leitura dinâmica

Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...

Terceirização do trabalho Terceirização do trabalho

Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...

Principais vestibulares do Brasil Principais vestibulares do Brasil

Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...