O que são poliedros?

Os poliedros são, antes de qualquer outra coisa, sólidos geométricos, cujas superfícies são compostas por um número finito de faces.

Muitas são as formas que compõem as paisagens ao nosso redor, comece a reparar: ao olhar para os lados, você verá móveis em sua casa que apresentam formas geométricas, você verá que na rua de sua casa, há objetos que também apresentam estas formas e irá começar a perceber que elas fazem parte de sua vida mais do que imaginava.

Pois será que você conhece e consegue definir todas as formas geométricas que surgem no seu dia a dia? Será que você sabe dizer quais são seus nomes e quais as diferenças que elas apresentam em relação às outras?

Para ajudá-lo a responder isto, nós vamos apresentar nas próximas linhas uma das figuras geométricas mais interessantes de todas, que também se apresenta em nossas vidas mais do que possamos imaginar: o poliedro.

Sólidos geométricos

O que são poliedros?

Muito além de figuras geométricas, é importante entender que os poliedros são, antes de qualquer outra coisa, sólidos geométricos, cujas superfícies são compostas por um número finito de faces.

Seus vértices são formados por três ou mais arestas que apresentam três dimensões, que são conhecidas como eixos “X”, “Y”, “Z” e por aí vai. E cada uma de suas faces forma o que chamamos de um polígono.

Os elementos mais importantes de um poliedro são os seguintes: suas faces, suas arestas e também os seus vértices.

Poliedros de Platão

O que são poliedros?

A definição mais clássica de um poliedro tem a ver com o que se chama de poliedro regular, que é aquele cujas faces (polígonos) são regulares, idênticas e que apresentam todos os seus bicos igualmente idênticos.

O primeiro estudo mais profundo das características dos poliedros foi feito por Platão, o famoso filosofo grego discípulo de Sócrates, que o realizou no século VI antes de Cristo.

Por este motivo, estes poliedros acabaram sendo conhecidos por todos como sendo os poliedros de Platão, ou os sólidos de Platão, que apresentam figurar que vão além dos simples poliedros.

Para que um poliedro seja considerado como sendo um poliedro de Platão, é necessário que ele tenha pelo menos todas as faces em forma de polígonos, que podem ser regulares ou não, mas que tenham o mesmo número de lados.

Além disto, é essencial que todos os seus bicos também sejam formados pelo mesmo número de arestas.

Há 5 exemplos de poliedros de Platão conhecidos: tetraedro, octaedro, icosaedro, hexaedro e dodecaedro, sendo que o que varia são os números de lados.


Comentários

Mais Artigos de Cursinho ENEM

Qual a origem do Dia dos Pais? Qual a origem do Dia dos Pais?

Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...

Segredos revelados da leitura dinâmica Segredos revelados da leitura dinâmica

Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...

Terceirização do trabalho Terceirização do trabalho

Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...

Principais vestibulares do Brasil Principais vestibulares do Brasil

Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...