Como se deu a luta por direitos civis nos EUA?

Nós vamos fazer um apanhado que mostra alguns dos pontos mais importantes que fizeram parte da História dos Estados Unidos durante o século XX.

Muita gente já ouviu falar sobre nomes como Martin Luther King, Malcom X, Rosa Parks e muitos outros, que fizeram parte da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Mas será que você sabe exatamente como se deu a luta por direitos civis nos Estados Unidos? Será que você entende tudo que esteve envolvido neste processo cheio de eventos importantes que mudaram o país mais poderoso do mundo para sempre?

Nas próximas linhas, nós vamos fazer um apanhado que mostra alguns dos pontos mais importantes que fizeram parte da História dos Estados Unidos durante o século XX.

De quando a quando?

Como se deu a luta por direitos civis nos EUA?

Apesar de uma série de divergências entre historiadores, o fato é que o Movimento dos Direitos Civis dos Estados Unidos é um período de tempo que compreende eventos que ocorreram entre 1954 e 1968.

A luta se deu em virtude da segregação racial que imperava em boa parte dos estados que compõem a nação estadunidense, que gerava descontentamento, já que havia barbearias, bares, lanchonetes e até bebedouros destinados a pessoas brancas em separado aos que eram destinados às pessoas negras.

Início

A costureira negra Rosa Parks entrou para a História quando em 1º de dezembro de 1955, na cidade de Montgomery, no Alabama, ela se recusou a levantar para que um branco se sentasse em seu lugar no ônibus, sendo presa por isto.

Por este ato de rebeldia contra a lei que obrigava que os bancos da frente ficassem liberados apenas para pessoas brancas, enquanto que os bancos do fundo eram destinados apenas às pessoas negras, Rosa Parks acabou sendo presa, julgada e condenada.

Com isto, vários atos organizados por lideranças negras e com o apoio de brancos, foram realizados para boicotar o transporte público de Montgomery, que quase foi à falência em virtude disto.

Foi por conta disto, que teve início a luta pelos direitos civis dos negros dentro dos Estados Unidos, já que muitas outras lideranças e muitos outros movimentos passaram a surgir.

Como se deu a luta por direitos civis nos EUA?

A Marcha sobre Washington

Depois de uma série de outros acontecimentos importantes e protestos em outros estados, ocorreu a famosa Marcha sobre Washington, em agosto de 1963, que levou nada menos do que um quarto de milhão de manifestantes à capital federal.

Vindos de todos os cantos da nação, havia entre os participantes não apenas negros, mas também brancos que apoiavam o fim da segregação racial.

Aprenda mais sobre esses e outroa assuntos que podem cair no ENEM, grátis e ao vivo. Reserve o seu lugar!


Comentários

Mais Artigos de Cursinho ENEM

Qual a origem do Dia dos Pais? Qual a origem do Dia dos Pais?

Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...

Segredos revelados da leitura dinâmica Segredos revelados da leitura dinâmica

Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...

Terceirização do trabalho Terceirização do trabalho

Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...

Principais vestibulares do Brasil Principais vestibulares do Brasil

Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...