Densidade: você sabe o que é?

A densidade nada mais é do que o quociente entre a massa e o volume de um corpo,e é correto dizer que os corpos também podem ser medidos por densidade

Muitas pessoas seguem pela vida sem saber exatamente tudo que move as engrenagens do mundo e sem entender as leis básicas que fazem com que, por exemplo, um corpo não ocupe o mesmo lugar no espaço que outro.

Pois uma das coisas mais ignoradas pelas pessoas é a densidade, que está mais presente em nossas vidas do que podemos imaginar. Portanto nós vamos procurar detalhar neste artigo, o que é a densidade, para que você saiba se realmente entende o que é ou se você também figura no grupo de pessoas que ignora este tipo de informação.

Definição básica

Densidade: você sabe o que é?

A primeira coisa que devemos procurar saber sobre densidade é a sua definição básica, já que será por meio desta definição que todo o restante do que precisa ser entendido poderá vir à tona.

Pois a densidade nada mais é do que o quociente entre a massa e o volume de um corpo, e por este motivo, é correto dizer que os corpos também podem ser medidos pela sua densidade.

Desta forma, é possível entender a densidade também como sendo a massa volumétrica ou a massa volúmica de um corpo, sendo diferente do peso e de outras medidas.

Por este motivo, é mais do que correto quando se diz que a densidade é capaz de dar a medida do grau de concentração de massa dentro de um determinado volume.

Densidade relativa

Densidade: você sabe o que é?

E para melhor esclarecer seu entendimento sobre a densidade, é fundamental que você também conheça a densidade relativa, que nada mais é do que a relação existente entre a densidade de uma substância em causa e o volume de uma substância de referência.

Como exemplo para facilitar seu entendimento, normalmente é a água que é tomada como substância de referência, o que permite fazer medidas de densidade relativa que apontam que certos corpos sólidos apresentam densidade de 5, o que representa que este corpo possui uma massa volumétrica 5 vezes maior do que à da água.

E para completar seu entendimento sobre a densidade, é importante ressaltar que há uma diferença fundamental entre ela e a chamada massa específica, já que esta é sempre referência para um material, e não para um objeto, como é a densidade.

Portanto, com base nestas informações básicas, fica fácil para você descobrir se você sabia o que era de fato a densidade ou se você simplesmente não sabia, como a maior parte das pessoas.


Comentários

Mais Artigos de Cursinho ENEM

Qual a origem do Dia dos Pais? Qual a origem do Dia dos Pais?

Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...

Segredos revelados da leitura dinâmica Segredos revelados da leitura dinâmica

Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...

Terceirização do trabalho Terceirização do trabalho

Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...

Principais vestibulares do Brasil Principais vestibulares do Brasil

Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...