Cultura Nordestina

A cultura do Nordeste é muito conhecida pelo seu aspecto cultural forte e marcante. É de lá que vem as características do nosso jeitinho brasileiro!

O Nordeste brasileiro é composto pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piaui, Rio Grande do Norte e também por Sergipe. Cada um deles possui grande evidência a respeito dos seus aspectos culturais. Afinal, o Brasil é muito conhecido principalmente pela sua cultura típica nordestina que é sempre regada a muitas coisas boas. Com muitos elementos bem diversificados, neste artigo você vai saber tudo e mais um pouco sobre a cultura Nordestina, confira agora:

Tudo sobre a cultura nordestina

Cultura Nordestina

A cultura da região Nordeste é muito conhecida pelo seu aspecto cultural forte e marcante. É de lá que vem as características do nosso “jeitinho brasileiro”. As comidas típicas, a dança, as músicas, as paisagens mais bonitas de todo o país, e, claro, todo o sotaque e a malemolência deste povo que nos representa.

Com isso, podemos dizer que principalmente o conjunto de festividades é a característica que mais representa a cultura Nordestina. Falar da Bahia é quase sinônimo de muita música e farra. Com isso, o carnaval é o evento mais popular e também o mais famoso do Nordeste - especialmente em Salvador, Olinda e Recife. As festas juninas também são festas típicas em cidades como Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), que se destacam bastante pela comemoração tradicional e reconhecida nacionalmente. Além disso, quem é que nunca ouviu falar do bumba-meu-boi? Os festejos desse tipo de folclore e de outras tantas lendas nacionais são bem tradicionais em todos estados nordestinos.

E também a capoeira, que foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos, é considerada uma das modalidades de luta mais praticadas pelo povo nordestino - que virou até mesmo ritmo de dança. O esporte ficou popularmente conhecido como parte da cultura nordestina porque, além de ter caído no gosto do povo, ainda ganhou alguns adeptos da região - principalmente da Bahia e Pernambuco. Viajar para algum desses estados é ter a certeza de que você vai encontrar muitos grupos pelas ruas fazendo as mais bonitas apresentações de capoeira e outras danças.

Cultura Nordestina

O instrumento utilizado durante as apresentações de capoeira é o berimbau, que é produzido com um arco, cabaça cortada, caxixi (cestinha com sementes), vareta e dobrão (moeda). Tudo isso com o jeitinho nordestino de ser.

Além disso, muitas outras danças também fazem parte do aspecto cultural - como o frevo, coco e outros. Mas claro que falar do Nordeste não é somente sinônimo de muitas festas regadas a danças e músicas de qualidade, mas também de muitas comidas típicas. É nessa região que você encontra os pratos mais cobiçados. Vatapá, baião de dois, acarajé, moqueca, tapioca e sururu são somente alguns dos pratos mais pedidos na localidade.

Viajar para a Bahia e não provar os sabores de um bom e velho acarajé é praticamente impossível - ou então experimentar a delícia de uma bela moqueca no Ceará, o que é sempre uma excelente pedida.

A cultura nordestina também é extremamente rica nos aspectos naturais. As mais belas paisagens e praias fazem parte dos estados.

Aprenda esses e outros temas atuais que podem cair no enem. Confira nossa agenda de aulas AQUI.


Comentários

Mais Artigos de Cursinho ENEM

Qual a origem do Dia dos Pais? Qual a origem do Dia dos Pais?

Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...

Segredos revelados da leitura dinâmica Segredos revelados da leitura dinâmica

Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...

Terceirização do trabalho Terceirização do trabalho

Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...

Principais vestibulares do Brasil Principais vestibulares do Brasil

Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...