Critérios de avaliação da redação do ENEM

Os dois corretores responsáveis pela análise da redação, devem atribuir uma nota que varia de 0 a 200 em cinco categorias. Confira quais são!

A redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é bastante temida por todos aqueles candidatos que prestam o exame em busca de boas notas a fim de conquistar uma vaga como bolsista (integral ou parcial) em alguma universidade privada do país. Cada redação é avaliada por dois corretores, sendo existem 4 mil contratados para analisar os testes de todos os que realizaram a prova.

Muito questionado pelos participantes, o critério de avaliação da redação não permite que o aluno conteste resultados, pedindo revisão e entendo os conceitos a que levaram a um resultado ruim ou a negativação da nota.

Se você ainda tem dúvidas de como são feitas as avaliações das notas das redações do ENEM, fique conosco e leia esse artigo até o final porque todas as suas dúvidas serão devidamente sanadas.

As competências dos corretores

Critérios de avaliação da redação do ENEM

Os dois corretores responsáveis pela análise da redação, devem atribuir uma nota que varia de 0 a 200 em cinco categorias:

  • Domínio da forma padrão da língua nativa (português);
  • Compreensão da proposta do tema;
  • Seleção e organização das ideias
  • Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação
  • Elaboração de propostas de solução para os problemas propostos

Desta forma, a nota se dá pela média aritmética da pontuação total dos dois avaliadores. Em caso de discordância de suas análises, que se dá quando uma ou mais categorias possuírem pontuação maior que 80, um terceiro avaliador é chamado.

Se, por ventura, a nota do terceiro avaliador não bater com as dos demais, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, sendo presidida por um doutor. Essa mesma banca também estuda os casos em que os textos atingiram a nota máxima.

Critérios de avaliação da redação do ENEM

Por que a redação pode ser zerada?

O medo da nota zero faz parte de qualquer candidato ao ENEM, pois mesmo que a nota tenha sido muito boa na outra parte do exame que consiste em testes, o aluno se classifica quando sua redação é zerada ou anulada. Esse procedimento pode acontecer caso o aluno se comporte de acordo com as seguintes situações:

  • Dispersão do aluno quanto ao tema
  • Se o candidato não seguiu a estrutura dissertativo-argumentativa
  • Textos de até 7 linhas
  • Desenhos, frases desconectas ou qualquer outro fator que não seja uma dissertação, que fuja totalmente do tema proposto pelo exame
  • Desrespeito aos direitos humanos
  • Redação em branco
  • Cópia do texto que serve como apoio 

Por isso, se dedique, estude bastante e se prepare para as demais edições deste exame que pode decidir seu futuro profissional.

Bons Estudos.


Comentários

Mais Artigos de Preparatório ENEM

Qual a origem do Dia dos Pais? Qual a origem do Dia dos Pais?

Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...

Segredos revelados da leitura dinâmica Segredos revelados da leitura dinâmica

Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...

Terceirização do trabalho Terceirização do trabalho

Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...

Principais vestibulares do Brasil Principais vestibulares do Brasil

Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...