O que são contos literários?

Confira os detalhes sobre um destes estilos, os contos literários, para que você também possa conhecer mais sobre ele, de modo a entendê-lo melhor.

Muitas pessoas se perguntam sobre os diferentes estilos e tipos de textos que podem ser apresentados pelos escritores, sendo que para uma boa parcela sempre há os que são melhores do que outros.

Neste artigo, nós vamos procurar falar mais em detalhes sobre um destes estilos, para que você também possa conhecer um pouco mais sobre ele, de modo a entendê-lo melhor. Neste artigo nós vamos falar o que são contos literários. Preste muita atenção!

O que é?

O que são contos literários?

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você entenda o que é um conto literário, pois somente deste modo será possível entender toda a sua complexidade dentro da literatura.

Um conto nada mais é do que uma obra de ficção onde um universo inteiro é criado, ou então onde toda uma cadeia de acontecimentos é criada, dando ao leitor a sensação de dinamismo, já que se trata de uma narrativa mais leve e mais simples.

Como ocorre em todos os textos de ficção, também no conto literário é possível visualizar um narrador, personagens, um ponto de vista e um enredo muito bem definidos.

“Tiro curto”

Outra característica muito comum que é visualizada em contos literários é o fato de que eles são sempre curtos, não tendo uma extensão muito grande justamente para manter o dinamismo que lhe é tão característico.

Em comparação com outros dois tipos de obras literárias, a novela e o romance, o conto literário é bem mais curto e apresenta uma estrutura mais fechada, onde a história se desenvolve naturalmente e atinge apenas um clímax (por conta de seu tamanho menor).

Por ser mais curto, o conto literário sempre apresenta apenas uma trama central, sem apresentar tramas secundárias, o que faz dele um tipo de obra literária mais concisa do que as outras.

O que são contos literários?

As fases e os principais autores brasileiros do estilo

Como em tudo nesta vida, também os contos literários apresentam fases de evolução, sendo que a primeira, foi a fase oral, onde tudo era transmitido de maneira oral, sem o artifício da escrita.

Com a invenção da escrita, surgiu a segunda fase do conto, que fez dele um instrumento importante para que histórias rápidas e importantes pudessem ser contadas.

Dentre os nomes brasileiros mais importantes que costumavam escrever contos literários podemos destacar Machado de Assis, Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Aluísio Azevedo, Otto Lara Resende e Eça de Queirós, entre tantos outros.

Aprenda mais sobre esses e outroa assuntos que podem cair no ENEM, grátis e ao vivo. Reserve o seu lugar! 


Comentários

Mais Artigos de Cursinho ENEM

Qual a origem do Dia dos Pais? Qual a origem do Dia dos Pais?

Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...

Segredos revelados da leitura dinâmica Segredos revelados da leitura dinâmica

Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...

Terceirização do trabalho Terceirização do trabalho

Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...

Principais vestibulares do Brasil Principais vestibulares do Brasil

Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...