Caracterização e classificação do Reino Vegetal

O Reino Vegetal, que também é conhecido por Reino Plantae, é o reino dos seres vivos que é composto basicamente por plantas, abrangendo toda variedade

Muitos de nós já nos deparamos com os reinos segundo os quais a ciência divide os seres vivos, afinal de contas, nós, os seres humanos, pertencemos ao chamado Reino Animal.

Pois nós vamos conhecer um pouco mais sobre a caracterização e também sobre a classificação de outro reino importante para nossa vida em diversos aspectos: o chamado Reino Vegetal. Vamos ver mais!

Reino Plantae

Caracterização e classificação do Reino Vegetal

O Reino Vegetal, que também é conhecido por Reino Plantae, é o reino dos seres vivos que é composto basicamente por plantas, abrangendo toda a sua variedade, que não é pequena.

Por conta da sua participação na formação da vida na Terra há milhões de anos (graças à sua capacidade de se alimentarem sozinhas) e também por conta de sua participação na manutenção da vida nos dias de hoje, as plantas representam de longe o reino mais importante.

Dentro da lógica da cadeia alimentar básica, as plantas do Reino Vegetal são consideradas como sendo representantes do chamado primeiro elo, sendo elas a peça fundamental de sustentação da vida na Terra, já que os outros seres dela se alimentam ou vivem em função delas.

Principais características

Dentre as principais características do Reino Vegetal está o fato de que seus integrantes, as plantas, são unidades pluricelulares e eucariontes, o que significa ter o núcleo celular bem definido.

Mas outra característica importante peculiar dos representantes do Reino Vegetal é o fato de serem autótrofos, o que significa serem capazes de produzir seu próprio alimento por meio de processos de fotossíntese.

Mas as plantas também necessitam de nutrientes que estão presentes no solo, na luz solar e também na água para complementar o seu desenvolvimento.

Caracterização e classificação do Reino Vegetal

Classificação

Para realizar a classificação dos representantes do Reino Vegetal, é fundamental que se leve em conta uma série de fatores, como a presença ou a ausência de flores, por exemplo.

Os principais grupos de plantas dentro do Reino Vegetal são os seguintes:

Criptógama – que tem a estrutura reprodutora escondida;

Fanerógama – que tem a estrutura reprodutora visível;

Gimnosperma – que tem a semente descoberta, já que ela se encontra visível;

Angiosperma – que tem a semente guardada em seu interior.

Além disto, é possível visualizar uma série de outros fatores, como já foi dito anteriormente, já que há plantas que possuem folhas grandes, ao passo que há outras que não possuem folhas, bem como há plantas que crescem muito, ao passo que há outras que crescem muito pouco.

Não perca nenhuma aula para o ENEM 2015. Assista grátis e ao vivo. Reserve o seu lugar!


Comentários

Mais Artigos de Cursinho ENEM

Qual a origem do Dia dos Pais? Qual a origem do Dia dos Pais?

Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...

Segredos revelados da leitura dinâmica Segredos revelados da leitura dinâmica

Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...

Terceirização do trabalho Terceirização do trabalho

Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...

Principais vestibulares do Brasil Principais vestibulares do Brasil

Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...