Metodologia do trabalho científico

Qualquer produção acadêmica precisa passar pelo crivo da metodologia científica para ser validada. Portanto, entenda como funciona!

Qualquer produção acadêmica precisa passar pelo crivo da metodologia científica para ser validada, por isso, se faz necessária, em qualquer graduação, um contato com a disciplina de Metodologia Científica, que é fundamental para estimular produções científicas, dando ferramentas para que os universitários se tornem cada vez mais críticos em suas produções acadêmicas.

A metodologia do trabalho científico

Metodologia do trabalho científico

Esta disciplina prepara os alunos para construírem textos de qualidade, serem capaz de coletar bibliografias adequadas com sua pesquisa de interesse, facilitando, com isso, a interpretação e a argumentação do trabalho acadêmico, tornando-os capazes de distinguir o que é real do que é um argumento fictício.

Essa disciplina traz um aporte técnico, teórico e metodológico na construção do conhecimento, favorece a organização do pensamento estruturado para a suas monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

A construção de um trabalho científico demanda conhecimento de sua metodologia, regras para a sua elaboração e apresentação que estejam em conformidade com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – inclusive, consultas ao site da instituição são um  importante aliado, visando auxiliar na uniformização  da apresentação dos trabalhos científicos.  

Metodologia do trabalho científico e as necessidades dos estudantes

A criação desta disciplina na educação superior ocorreu após a constatação de como os nossos alunos saiam do ensino médio, totalmente despreparados para a construção textual mais formal. Desse modo, não demonstravam qualquer qualidade em suas redações, com baixo nível de leituras. Como formar cidadãos críticos sem ter a capacidade se quer de organizar suas ideias.

Etapas da metodologia do trabalho científico

Metodologia do trabalho científico

A Metodologia do Trabalho Científico veio instrumentalizar o aluno em suas pesquisas, para compreender melhor essa questão, é importante destacarmos que as principais etapas do processo são:

  • a escolha do assunto sobre o qual se vai falar (título provisório);
  • se há interesse na sociedade e na acadêmica por sua pesquisa, trazendo mudanças significativas à ciência;
  • elaboração de um projeto de pesquisa;
  • delimitação do objeto a ser estudado (problemática), hipóteses de exame, detalhamento da investigação;
  • levantamento de fontes e referências de pesquisa, entre outros.

Normalmente o que se observa no ambiente acadêmico é que os alunos não dão sequência as suas pesquisas, desenvolvem um tema na graduação e nos cursos posteriores abandonam, assim perdendo excelentes pesquisas, talvez por insegurança e até mesmo por não verem futuro em seus trabalhos acadêmicos.

A disciplina de metodologia do trabalho científico deveria fazer parte da grade curricular do ensino médio, assim sendo, daríamos um grande salto em termos de estimular os alunos em sua autonomia na construção de pequenos artigos científicos.

Quanto mais cedo esse trabalho começar, maior qualidade terá o nosso ambiente acadêmico, pois já teremos estimulado todo o potencial que há nos jovens, possibilitando uma qualidade maior quando chegarem aos meios acadêmicos.

Esperamos ter atingido o nosso objetivo que é demostrar a importância dessa disciplina na formação do indivíduo. Para continuar o aprendizado, clique aqui e matricule-se no curso completo!