O que são substâncias abusivas?

As drogas de abuso são o álcool (uma droga lícita), os solventes e inalantes, a nicotina (substancia presente no cigarro), a cocaína e outros. Entenda

A partir do desenvolvimento da pesquisa e da tecnologia, nos tornamos capazes de adaptar substancias e descobrir fórmulas que foram responsáveis por grandes feitos nos avanços da ciência, através da história da humanidade. Todo esse crescimento na indústria química e cientifica não contribuiu só para o bem: Incentivando o elevado consumo e contando com diversos fatores nocivos à saúde humana, muitas das substancias criadas pelo homem acabaram levando boa parte de nossa humanidade à desgraça, transformando tratamentos em vícios, soluções em problemas e recursos em consequências.

Assim, foi criado o termo “substâncias abusivas”, ou “substâncias de abuso”, para definir determinadas soluções que geraram problemas ao homem, principalmente ao que se refere à dependência química e aos perigos físicos. Considerando problemas manifestados pela adaptação conflituosa ou de risco, as substâncias abusivas são as drogas que comprometem a conduta e a vida humana, causando diversos tipos de problemas que são desenvolvidos pela dependência de um individuo nos efeitos de determinada substância.

O que são substâncias abusivas?

Quais são as substâncias abusivas que conhecemos?

Considerando toda a previsão regulamentada por lei e toda convenção cientifica feita acerca destas substâncias, as drogas de abuso que conhecemos são o álcool (uma droga lícita), os solventes e inalantes, a nicotina (substancia presente no cigarro), a cocaína, os anfetamínicos, a maconha e o LSD.

Estas substâncias, que causam dependência química e geram o desenvolvimento de diversos tipos de problemas à saúde humana, são extremamente nocivas e podem ser consideradas como principais substâncias de abuso que existem em circulação na nossa sociedade moderna.

O que fazem as substâncias de abuso?

O que são substâncias abusivas?

Estas substâncias são responsáveis por comprometer e viciar o organismo humano, causando diversos tipos de problemas que afetam seu bem estar e sua saúde. Arrasando nosso condicionamento físico e mental, as substancias de abuso são elementos dos quais devemos manter larga distância em nosso cotidiano, pois são conhecidas por causarem dependência e afetar os sistemas do corpo a partir do consumo.

A partir do estudo sobre as mesmas, a medicina se tornou capaz de combater os vícios provocados pelas substâncias abusivas, auxiliando na criação de métodos e estratégias universais de prevenção e tratamento à dependência química. Mesmo sendo muito complicado e gerando uma série de efeitos colaterais, os principais tratamentos da área são capazes de readaptar o organismo e garantir o resgate da saúde de indivíduos dependentes, salvando suas vidas da total dependência química e do risco iminente de morte, consequência do uso das mesmas. 

Se você quer saber mais sobre as drogas de abuso, faça o nosso curso completo e deleite-se!