Qual o comportamento do consumidor em tempos de crise?

Os tempos de crise acabam afetando diretamente no comportamento do consumidor. Vamos buscar mais conhecimento?

Os tempos de crise acabam afetando diretamente no comportamento do consumidor, fazendo-o reduzir e conter seus gastos. Já existe até mesmo um nome para o fenômeno, o chamado “tradedown”, que em sua tradução literal significa “trocar para baixo”.

Redução e contenção de consumo

Em tempos de crise financeira, é importante saber que existem três perfis de consumidores: os que perderam o emprego, os que perderam o negócio e os que continuam empregados, mas que possuem alguém sem emprego em seu círculo de relacionamento.

Por isso, há uma tendência geral em reduzir e cortar gastos, optando por produtos e serviços mais baratos. O primeiro item que o consumidor abre mão em tempos de crise financeira é o chamado item supérfluo, ou seja, aquele que não será tão necessário naquele momento de sua vida. Supérfluo é um quesito bem abrangente, indo desde uma viagem até mesmo na compra de um sapato ou uma roupa. Portanto, vale destacar que se considera supérfluo em momentos como esse muitas vezes o corte de uma necessidade.

Qual o comportamento do consumidor em tempos de crise?

O “tradedown” é uma forte tendência em países da Europa e nos Estados Unidos, e que atualmente está presente no Brasil. Supermercados, shoppings centers, varejistas, franquias alimentícias e comércio eletrônico estão percebendo a mudança de comportamento do brasileiro, que estão adquirindo itens de consumo cada vez mais baratos – ou até mesmo, abrindo a mão deles. O setor automobilístico tem sofrido com a instabilidade financeira, reduzindo até mesmo o quadro de funcionários.

O consumidor faz mais pesquisa na hora de comprar. Isso porque estão economizando para pagar as dívidas atrasadas e as despesas domésticas que tiveram aumento, como a conta de luz e de água. Ele faz as suas compras agora com mais cautela. O pragmatismo toma o lugar do impulso. Tem se atentado ao uso do cartão de crédito e aos longos parcelamentos. Com isso, acaba obrigando que as empresas se adequem e mudem as estratégias para atraí-lo e chamar sua atenção.

Consumidor em tempo de Crise

Novas estratégias no mercado

Alguns consumidores acabam não voltando ao antigo comportamento depois que a crise passa. Por isso, a estratégia das empresas é pensada em longo prazo. Algumas empresas investem em estratégias que favorecem o consumidor, sabendo o quanto ele estará disposto a pagar por um produto e fazendo ofertas e oferecendo liquidações, descontos e promoções.

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