Os tempos de crise acabam afetando diretamente no comportamento do consumidor. Vamos buscar mais conhecimento?
Os tempos de crise acabam afetando diretamente no comportamento do consumidor, fazendo-o reduzir e conter seus gastos. Já existe até mesmo um nome para o fenômeno, o chamado “tradedown”, que em sua tradução literal significa “trocar para baixo”.
Em tempos de crise financeira, é importante saber que existem três perfis de consumidores: os que perderam o emprego, os que perderam o negócio e os que continuam empregados, mas que possuem alguém sem emprego em seu círculo de relacionamento.
Por isso, há uma tendência geral em reduzir e cortar gastos, optando por produtos e serviços mais baratos. O primeiro item que o consumidor abre mão em tempos de crise financeira é o chamado item supérfluo, ou seja, aquele que não será tão necessário naquele momento de sua vida. Supérfluo é um quesito bem abrangente, indo desde uma viagem até mesmo na compra de um sapato ou uma roupa. Portanto, vale destacar que se considera supérfluo em momentos como esse muitas vezes o corte de uma necessidade.
O “tradedown” é uma forte tendência em países da Europa e nos Estados Unidos, e que atualmente está presente no Brasil. Supermercados, shoppings centers, varejistas, franquias alimentícias e comércio eletrônico estão percebendo a mudança de comportamento do brasileiro, que estão adquirindo itens de consumo cada vez mais baratos – ou até mesmo, abrindo a mão deles. O setor automobilístico tem sofrido com a instabilidade financeira, reduzindo até mesmo o quadro de funcionários.
O consumidor faz mais pesquisa na hora de comprar. Isso porque estão economizando para pagar as dívidas atrasadas e as despesas domésticas que tiveram aumento, como a conta de luz e de água. Ele faz as suas compras agora com mais cautela. O pragmatismo toma o lugar do impulso. Tem se atentado ao uso do cartão de crédito e aos longos parcelamentos. Com isso, acaba obrigando que as empresas se adequem e mudem as estratégias para atraí-lo e chamar sua atenção.
Alguns consumidores acabam não voltando ao antigo comportamento depois que a crise passa. Por isso, a estratégia das empresas é pensada em longo prazo. Algumas empresas investem em estratégias que favorecem o consumidor, sabendo o quanto ele estará disposto a pagar por um produto e fazendo ofertas e oferecendo liquidações, descontos e promoções.
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