Estrutura geral dos veículos

Considerando diferentes tipos de veículos, a estrutura básica automotiva é sempre a mesma, trazendo uma base que serve de suporte na sua anatomia.

Na criação dos veículos e automóveis em geral, uma estruturação básica foi formulada para garantir seu funcionamento a partir de elementos básicos, concentrando todas as suas funções e toda a sua potência a partir da disposição destes elementos. Com o principal objetivo de garantir o movimento e transportar pessoas para todos os lugares possíveis, o automóvel deve ser projetado com total responsabilidade e compromisso, assegurando a segurança e o conforto de seus passageiros no transporte de lugar a lugar.

Considerando diferentes tipos de veículos, a estrutura básica automotiva é sempre a mesma, trazendo uma base que serve de suporte na anatomia do automóvel. Para entender um pouco mais sobre o assunto, descubra quais são os elementos básicos na estrutura de um carro e entenda mais sobre seu funcionamento a partir desta base.

Estrutura geral dos veículos

Estrutura geral dos veículos

A base do veículo automotivo começa com o chassi: É necessário realizar o alinhamento do chassi, reforça-lo, ajustar a carroceria e a suspensão do mesmo. A partir desta estrutura, são formadas as peças e ferramentas, que levam em sua combinação o uso de parafusos, roscas, porcas, cupilha, chavetas, eixos entalhados, rebites, polias, engrenagens, correntes, mancais, martelos, punções, torquímetro, machos, cossinetes, prensas, morsas e ferramentas especiais.

Em seguida, são adaptados os sistemas de direção, que contam com a montagem de engrenagens, sistemas convencionais, amortecedores de direção, ajustes, ligações da direção, bombas de óleo e direção hidráulica. No sistema de freios, entram em ação a combinação de comandos hidráulicos, freios mecânicos, sistemas hidráulicos, cilindros, freios, entre outros – estes elementos, em conjunto, sendo fundamentais para a conversão da energia mecânica e da análise de atrito que coordenará a movimentação do veículo.

Entre a linha de suspensão, as molas e amortecedores, de todos os tipos, são colocados junto à estrutura do carro, garantindo funções amortecedoras, estabilizadoras e independentes.

Na ordem de rodas e pneus, são posicionadas válvulas, pneus, estepes e vários outros elementos para garantir a movimentação saudável do veículo.

Estrutura geral dos veículos

Para que serve a estruturação de veículos

Garantindo uma geometria exata nos eixos do veículo, podemos fazer com que o mesmo seja útil, seguro e responsável no transporte de cargas ou passageiros, trabalhando com a preservação de sua energia e com o movimento ideal em suas viagens.

Com essa base estrutural, a estabilidade e os ajustes no carro são feitos com maior mobilidade, garantindo a formação prática e ideal de um veículo estável e dinâmico, pronto para correr.

Deseja tornar-se um mecânico automotivo? Então, faça o curso completo e domine essa área!

Formas de avaliar um veículo

Vai comprar ou vender? Saiba que existem algumas formas de consultar o preço médio de mercado de um veículo.

A principal delas é a Tabela FIPE, usada principalmente por seguradoras para cálculo de prêmios ou sinistros. A consulta da tabela é gratuita, e basta informar o modelo e ano para verificar o preço de mercado.

Outros fatores devem ser levados em consideração durante uma negociação, tais como: riscos ou avarias na carroceria, conservação do interior, estado geral dos pontos principais do chassi, peças e funcionamento do motor, dentre outros. Por isso é altamente recomendável que você leve um mecânico de confiança para ter um olhar mais crítico do veículo.