Dicas de manutenção automotiva para leigos

Confira as melhores dicas para manter a sua manutenção sempre em dia, evitando acidentes e muitas dores de cabeça!

Muitas pessoas dizem que ter um carro é como ter um filho, afinal, é necessário promover manutenção diária, para que o veículo funcione sempre normalmente e conte com a segurança de que nenhum imprevisto poderá acontecer.

O problema é que quando o assunto é sobre a devida manutenção automotiva, grande parte da população não sabe o que fazer para que o carro esteja sempre em ordem. Se você se encaixa neste perfil e é totalmente leigo para isso, então, fique tranquilo, pois, neste ano de 2015 o seu veículo vai estar 100% em segurança.

Confira abaixo quais são as melhores dicas para manter a sua manutenção sempre em dia.

Água na bateria

Existem muitas baterias nos dias de hoje que são seladas e por isso não precisam de água. Porém, se esse não é o seu caso, então é necessário se atentar. Faça uma verificação mensal e adicione a quantidade ideal de água na bateria.

Dicas de manutenção automotiva para leigos

Água do radiador

Semanalmente você deve verificar a água no radiador para evitar o super aquecimento causando danos futuros. Por isso, além de colocar a quantidade necessária de água toda semana também é preciso realizar uma limpeza mensalmente.

Extintor de incêndio

Além dos cuidados funcionais do carro, você também deve se atentar quanto aos utensílios necessários do veículo. O extintor de incêndio é um deles. É fundamental que você tenha o equipamento dentro da data de validade, pois a falta ou a invalidez pode render multa.

Faróis

Os faróis são utensílios indispensáveis para que o motorista tenha boa visibilidade durante a noite. Com o tempo, é normal que as lâmpadas queimem, por isso, ao verificar algum farol queimado é necessário fazer a troca imediata; a falta de faróis de qualidade é fatal para acidentes.

Dicas de manutenção automotiva para leigos

Pneus

É fundamental fazer uma verificação semanal ou de até no máximo duas semanas dos pneus. Caso seja notado algum desgaste é preciso verificar o ocorrido, e, além disso, é preciso de tempos em tempos fazer o balanceamento. Caso os pneus não tenham uma manutenção correta, o desgaste pode acabar se acentuando afetando a dirigibilidade do veículo, além de ser uma porta de entrada para furar os pneus.

Também é preciso calibrar os pneus periodicamente, podendo ser uma vez por semana. Mantenha sempre a pressão ideal para os pneus.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça nosso curso de manutenção automotiva