Para quem deseja entender como funciona a gestão, é fundamental que se procure entender quais são as diferenças entre gestão pública e privada.
Para quem deseja entender melhor como funciona a gestão nos dias de hoje, é fundamental que se procure entender quais são as diferenças entre os dois modelos existentes: a gestão pública e a gestão privada.
Portanto, nas próximas linhas nós vamos procurar explicar estas diferenças, para que você entenda de uma vez por todas como elas funcionam e como cada uma delas pode servir de parâmetro para a outra em algum momento.
Esta é a forma de gestão que é aplicada em empresas públicas e também em instituições públicas e governamentais de um modo geral, e se caracteriza por algumas diferenças importantes em relação ao modelo de gestão privada.
O principal tem a ver com a adequação de praticamente tudo às políticas governamentais vigentes e aos projetos de governo, o que faz com que seu orçamento, seu direcionamento de verbas e seu tema de atuação estejam perfeitamente alinhados com o que o governo pretende.
Além disto, também haverá a pressão política, que sempre se faz presente neste tipo de situação, especialmente no Brasil, onde há forte presença de lideranças políticas nas decisões de empresas públicas, por exemplo.
Já a gestão privada, como o próprio nome sugere, é o tipo de gestão visto em empresas privadas, que são geridas de modo mais profissional e que sempre visam os melhores resultados possíveis.
A gestão privada não apresenta a interferência de políticos e não leva em conta planos e projetos de governo, sendo mais independente neste sentido do que a gestão pública.
No entanto, dependendo do tamanho da empresa, é possível que problemas relacionados aos gestores, que em empresas pequenas quase sempre são os fundadores.
Em empresas maiores, os problemas enfrentados pela gestão privada têm mais a ver com a falta de profissionais que sejam devidamente qualificados para exercerem a função de gestores do negócio.
A gestão privada, diferentemente do que ocorre na gestão pública, quase sempre deve ser feita por profissionais devidamente qualificados, o que nem sempre ocorre, já que em muitos casos, há falta de mão de obra que seja realmente bem qualificada para a função.
Mas diferentemente do que ocorre na gestão pública, na gestão privada, é possível que por meio de um projeto empresarial, que tenha planejamento estratégico e que foque na chamada governança corporativa, se consiga ter sucesso.
Na gestão pública, este tipo de situação é praticamente inviável, especialmente por conta dos fatores já colocados.
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