O mercado cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais disputados no mundo dos negócios são praticamente uma verdadeira batalha.
O mercado cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais disputados no mundo dos negócios são praticamente uma verdadeira batalha. Mas, com algumas estratégias, é possível vencer a concorrência.
Menosprezar e ignorar um concorrente, ainda mais se ele é novo no mercado, é um dos principais erros de uma empresa. Montar as estratégias de defesa assim que os primeiros sinais de concorrência aparecerem é uma boa postura. Busque informações sobre ela e prepare-se.
Antes mesmo que a concorrência possa mostrar as suas estratégias, ataque-as. Descubra com antecedência os planos da empresa e antecipe as suas. Por exemplo, se a empresa concorrente visa o lançamento de um determinado produto, lance um ainda melhor e se possível, superior.
Isso vale para qualquer que seja o segmento de sua empresa. O importante é que a sua não seja pega de surpresa e a dele chegue ao mercado com menor impacto. Anule, se possível, qualquer diferencial que a concorrente possa tentar sob a sua empresa.
Não pense de cara em atacar o ponto forte da concorrência. Ao invés disso, vá para o seu ponto fraco. Faça pesquisa de insatisfação de clientes na região em que ambas atuam para descobrir os pontos fracos que ela possui em relação a sua, a modo de estabelecer as estratégias para a sua empresa. Assim que verificar, mostre os diferenciais da sua.
Eis uma estratégia de proteção e defesa de seu território. É bem interessante para motivar a melhoria de seu negócio. Muitos empresários investem na abertura de filiais próximas a uma distância determinante, onde cada uma tenha a sua clientela diferente, assim desencoraja que qualquer concorrência se instale no meio. O empresário pode ainda promover competições saudáveis entre uma loja e outra, pensando na excelência de atendimento, gerando assim uma autoconcorrência.
Baixar preços para evitar o avanço da concorrência é uma alternativa, mas deve ser a última a ser usada. Caso seja utilizada, não a faça em longo prazo. Estime o período e mantenha reservas financeiras estratégicas, aliando-se também a fornecedores. Isso dará segurança necessária para que arrisque nessa estratégia.
Por fim, uma das estratégias mais eficazes e menos destrutivas para a sua empresa é induzir a concorrência que investe em preços baixos a aumentarem seus custos.
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