Importância da comunicação assertiva em vendas

Um diálogo eficiente é de grande importância para o equilíbrio organizacional. No mundo corporativo, uma mensagem bem entendida é fundamental.

Um bom trabalho, necessariamente, pede uma Comunicação Interna eficaz, autêntica e clara. Todos esses adjetivos fazem parte de um bom ambiente de trabalho e trazem resultados positivos. A falta de uma Comunicação Assertiva direta e transparente é a maior causa de conflitos atualmente, entre pessoas de uma mesma empresa.

Esta ainda exige coragem e prática para que se torne natural com o tempo, assim como um treinamento específico, para esclarecer pontos estratégicos da dinâmica e reduzir erros que possam causar um impacto na área.

Importância da comunicação assertiva em vendas

Um diálogo eficiente é de grande importância para o equilíbrio organizacional. No mundo corporativo, uma mensagem bem entendida pode ser vista como aquela capaz de mudar a atitude das pessoas. Diante disso, por exemplo, bons líderes são vistos como bons comunicadores, pois sabem planejar e esquematizar suas idéias para transmiti-las por meio de boas ferramentas.

Ser um bom comunicador não significa apenas saber falar, ser um bom orador e ter bom papo. É preciso, principalmente, dominar qualquer assunto, na hora de expor as ideias. Isso não dá margem às dúvidas, aos projetos e as novas metas no acordo anual. Algumas ações podem ainda ser treinadas e exercitadas. Uma das ações indispensáveis sustenta-se em “ter domínio do que se fala”, “ser claro e direto”, “cuidado com a linguagem”, “expressão corporal” e “uso da empatia”.

E a assertividade?

Tal assertividade baseia-se na capacidade da boa expressão, negociação e esclarecimento de ideias e propostas em uma reunião, encontro ou mesmo na rotina de trabalho. Essa ação reduz danos, mal entendidos e ainda sugere um novo formato de rotina. Uma vez que o colaborador tem consigo todas as tarefas esclarecidas, o retorno é positivo.

Um líder em suas tarefas diárias consegue obter resultados significativos ao questionar, cobrar ou pedir para que algo seja feito em um espaço curto de tempo. Da mesma forma, questionamentos básicos são resolvidos e tratados com atenção necessária, sem repercussões ou comentários indevidos, evitando, assim, atritos em relação a organização, colaboradores acima e colegas de profissão.

Importância da comunicação assertiva em vendas

Essa comunicação trata ainda de outros aspectos peculiares ao cotidiano do ambiente de trabalho como, por exemplo, a insatisfação. Se feita com total eficácia dispensa ressentimentos e hostilidade. No entanto, se ocorrer insatisfação, isso poderá ser tratado de forma sutil.

O direcionamento correto distingue o tratamento pessoal do profissional. Essa ação faz com que a pessoa consiga direcionar tal ocorrido ao comportamento e não à pessoa, sem constrangimento.