Lesões bucais na infância

As crianças costumam correr e brincar quase que o dia todo, e é ai que podem acontecer lesões bucais e acidentes graves. Veja nossas dicas!

Uma das maiores preocupações dos pais quando os seus filhos são pequenos é a respeito dos acidentes que podem acontecer no dia a dia. Afinal, toda criança gosta de brincar e quando os adultos não estão por perto, podem ocorrer os acidentes.

As lesões bucais na infância estão entre uma das mais recorrentes, porque muitas crianças gostam de colocar objetos na boca e podem acabar se machucando. Mas há maneiras de evitar que isso aconteça e se acontecer é necessário procurar o médico, confira!

Prevenção de lesões bucais

Lesões bucais na infância

As crianças costumam correr e brincar quase que o dia todo, e é ai que podem acontecer lesões bucais e acidentes graves. Por isso, é necessário tomar algumas medidas para que você possa prevenir o acontecimentos desses acidentes.

Principalmente no mês de férias, onde a garotada quer brincar quase 24 horas, por isso, é necessário tomar algumas medidas, como, entre eles, ter sempre um adulto por perto. Mais que a metade dos acidentes bucais ocorrem quando não existe ninguém de maior tomando conta dos pequenos.

Além disso, é fundamental se atentar ao local em que as crianças estão brincando, já que locais com objetos ponteagudos, móveis com pontas ou lascas, facas e demais utensílios podem até mesmo ser fatais e ocasionar diversos tipos de acidentes.

Crianças muito pequenas ou bebês têm a mania de colocar objetos na boca, portanto, é fundamental retirar objetos cortantes ou que possam oferecer qualquer tipo de risco do local.

Lesões bucais na infância

Meu filho teve um acidente bucal: o que fazer?

Mesmo com todas as prevenções, muitas vezes não estamos imunes de que aconteça algo com as crianças, não é mesmo? Por isso, ao ocorrer um acidente bucal com o seu filho, primeiramente, tente manter a calma e não entrar em desespero; as crianças tendem a se assustar muito, portanto, os pais ou o adulto que estiver tomando conta do pequeno deve se acalmar para buscar soluções.

Acidentes bucais geralmente são sinônimos de muito sangue, portanto, é necessário lavar a região com água corrente fria. Depois, é necessário tomar medidas médicas e jamais medicar a criança por conta própria. Procure um pronto socorro e um dentista o quanto antes. É fundamental que o médico possa solucionar e detectar se houve algum agravamento mais sério nos dentes, gengiva e demais tipos de complicações dentárias.

Quer saber mais? Matricule-se no curso de lesões bucais na infância!


Cursos relacionados

Comentários

Artigos em Odontologia

O que é bruxismo e como tratá-lo? O que é bruxismo e como tratá-lo?

Você já ouviu falar em bruxismo? Vamos conhecer mais sobre o assunto?

Cuidados na Saúde Bucal Cuidados na Saúde Bucal

A falta ou forma incorreta da escovação dos dentes gera um enorme número de...

Você sabe o que é uma doença periodontal? Você sabe o que é uma doença periodontal?

As doenças de origem periodontais são um dos maiores fatores da perda dos...

Cuidados ao usar aparelho bucal Cuidados ao usar aparelho bucal

Com o avanço da odontologia, foi possível criar aparelhos cada vez menores e...