O que toda mulher deve saber sobre a sua saúde emocional

Mulheres são mais propensas a terem desequilíbrio emocional. Vamos entender todo esse processo?

Saúde Emocional

Mulheres são mais propensas a terem desequilíbrio emocional. E nem é preciso ser um expert no assunto para se chegar a essa conclusão, já que todos conhecem a famigerada TPM. Mulheres são regidas por fatores hormonais desde o ventre materno, e por conta disso, elas apresentam riscos maiores de sofrerem de depressão, pânico e outras doenças emocionais.

Em cada faixa etária há riscos iminentes

Na adolescência, esses males podem aparecer e roubar a cena. Por causa do inicio da formação sexual, das mudanças de rumo, necessidade de tomada de decisão e necessidade de amadurecimento emocional, as adolescentes sentem-se bastante pressionadas a darem uma satisfação aos pais e para a sociedade.

O que toda mulher deve saber sobre a sua saúde emocional

Na fase adulta da mulher, os fatores de estresse causam também muita instabilidade emocional.

As inconstâncias hormonais são os principais fatores que causam incômodo sem todas as mulheres, gerando tristeza, irritação e sentimento de incerteza, que se soma ainda ao aumento das responsabilidades da vida adulta como casa, esposo, filhos e trabalho.

Mas, épossível que a mulher mantenha-se estável e protegida contra crises emocionais, mesmo com todos esses desafios e desajustes hormonais?

Sim, é possível, pois existem dois fatores essenciais que podem proteger a mulher, em suas várias fases dessa montanha russa, que são as emoções.

O que toda mulher deve saber sobre a sua saúde emocional

FATORES DE PROTEÇÃO:


·Autoestima em dia


Especialistas apontam que há uma necessidade de se educar filhas para estarem devidamente preparadas para toda essa pressãobiológica que já é esperada nas mulheres. Isso pode favorecer a forma de como elas irão encarar as mudanças e se preparar para elas desde a infância.
 
Se as meninas logo cedo forem ensinadas e treinadas a lidar com seus hormônios e suas alterações, elas saberão o que está ocorrendo dentro de seus organismos, e não ficarão confusas e desorientadas.Com essa consciência, elas estarão mais capacitadas para superarem de forma saudável as subidas e descidas hormonais.
 
·Desenvolvimento de vida social


Outro fator de proteção contra problemas emocionais femininos é o desenvolvimento de uma vida social mais interativa. Amizades com conversa franca e descontraída e a prática de esportes em grupo são algumas sugestões dadas por especialistas da área.
 
Isso porque a maior incidência de depressão se dá em mulheres que sofreram algum tipo de violência. Depois de uma experiência ruim, as meninas e mulheres costumam se fechar para o mundo, e se encherem de dúvidas e temores quanto ao futuro.
 
Daí a necessidade de se voltarem para uma vida social mais ativa, participando também de comunidades religiosas, onde terão mais espaço para exprimirem seus anseios e medos.
 
Se as meninas forem ensinadas, desde cedo, a compartilharem sentimentos com outras pessoas confiáveis, certamente poderão superar mais facilmente.As mulheres adultas também partilharão com mais segurança os seus desafios de vida, e se protegerão da solidão imposta pelo mundo moderno.
 
Vimos que esses dois fatores de proteção poderão evitar que mulheres entrem em quadro de depressão mais grave. Mas, obviamente que, procurar um especialista da área, psicólogos e psiquiatras, para ajudarem na recuperação de pacientes ao primeiro sinal dessas doenças, se faz necessárioe urgente.


Cursos relacionados

Comentários

Artigos em Medicina Alternativa

Três motivos para aprender mais sobre arte terapia Três motivos para aprender mais sobre arte terapia

Arte terapia é uma disciplina que pode ser considerada a junção de outras...

Motivos para praticar a arte terapia Motivos para praticar a arte terapia

Os benefícios desse tratamento são vários, refletindo desde melhorias físicas...

Vantagens da Drenagem Linfática Corporal Vantagens da Drenagem Linfática Corporal

A drenagem linfática consiste em uma massagem com movimentos bem suaves, que...