Motivos para praticar a arte terapia

Os benefícios desse tratamento são vários, refletindo desde melhorias físicas até as psicológicas. Vamos conhecer mais sobre o Tema?

O século 21 tem como uma das características o ritmo acelerado. Informações chegam a toda hora. O ritmo de trabalho é longo, os estudos ocupam boa parte do tempo. O tempo para lazer e reflexão é mínimo. Como consequência dessa correria está o estresse.

Não faltam maneiras de combater essa doença. A arte terapia pode ser uma delas. Entretanto, por ser um método de tratamento onde se procura promover a interação entre o paciente (criador) e a obra, pode levar o paciente a uma catarse emocional. Isso significa abordar sentimentos e problemas reprimidos para fora, a fim de trazer benefícios ao corpo e mente.

Motivos para praticar a arte terapia

Três motivos para praticar arte terapia

Os benefícios desse tratamento são vários, refletindo desde melhorias físicas até as psicológicas. Separamos três boas razões para você começar a praticar essa atividade agora:

1# Estímulo à criatividade

Libertar-se em meio a tantas limitações e obrigações do trabalho. A arte terapia possibilita ao paciente - ou melhor, ao artista – soltar a imaginação e desenvolver o lado artístico. Deixar a imaginação fluir é uma atividade libertadora!

2# Lidar com vários sentimentos reprimidos

O paciente através da arte terapia tem uma válvula de escape para lidar com sentimentos que normalmente ele reprimiria, expressando-se através de sua arte. Medo, insegurança e ansiedade podem ser “expulsas” do corpo por meio da arte.

Motivos para praticar a arte terapia

3# Equilíbrio entre corpo e mente

Através da arte terapia, o paciente consegue estimular a mente e o corpo, tendo como resultado uma melhora no seu desempenho físico e mental, trazendo benefícios para a pessoa no seu dia-a-dia.

Tipos de arte terapia

Existem diferentes tipos de arte. O que significa que ao optar por esse tipo de terapia o paciente poderá escolher uma categoria específica e dar início aos trabalhos. Dança, pintura, música... São muitas vertentes dentro desse tipo de tratamento.

Teoricamente, a arte terapia é dividida em duas linhas. A interpretativa busca dar sentido ao produto. Já a não interpretativa têm como meta proporcionar benefícios regenerativos ao corpo e mente de quem o pratica.

Diversidade de público

Engana-se quem pensa que somente idosos podem praticar esse tipo de terapia. Crianças, adolescentes e adultos também podem e devem fazê-lo. E as atividades são desenvolvidas individualmente ou em grupos.

Liberdade de temas

Da autoestima a autocritica. A arte terapia aborda diferentes temáticas. Independentemente do que será abordado, o grande objetivo é ser um catalisador de sentimentos. Ou seja, resgatar sentimentos internalizados e buscar a externalizar os mesmos.


Cursos relacionados

Comentários

Artigos em Medicina Alternativa

O que toda mulher deve saber sobre a sua saúde emocional O que toda mulher deve saber sobre a sua saúde emocional

Mulheres são mais propensas a terem desequilíbrio emocional. Vamos entender...

Três motivos para aprender mais sobre arte terapia Três motivos para aprender mais sobre arte terapia

Arte terapia é uma disciplina que pode ser considerada a junção de outras...

Vantagens da Drenagem Linfática Corporal Vantagens da Drenagem Linfática Corporal

A drenagem linfática consiste em uma massagem com movimentos bem suaves, que...