Como funciona a fisioterapia desportiva?

Combinando atividades e modalidades terapêuticas para restaurar atletas ao seu padrão, a fisioterapia garante a prevenção ou reversão de inatividade.

Entre os diversos métodos de fisioterapia, a técnica desportiva é conhecida por ter um programa dinâmico de exercícios direcionados especialmente para atletas.

Combinando atividades e modalidades terapêuticas para restaurar atletas ao seu nível normal, a fisioterapia garante a prevenção ou reversão de efeitos da inatividade, contando com a recuperação completa de seu nível de competição.

A partir do desempenho do aluno, a técnica pode ainda contribuir com uma melhoria no condicionamento do mesmo, garantindo maior desempenho pós lesão e atendendo suas necessidades individuais de reabilitação.

Importância da fisioterapia desportiva

Como funciona a fisioterapia desportiva?

Essa técnica fisioterapêutica é fundamental para reabilitar atletas em quesitos como força muscular, potência, flexibilidade, resistência, equilíbrio, propriocepção, momento apropriado e desempenho cardiovascular. Quanto mais séria é a lesão em questão de tratamento, mais prolongada e necessária faz-se a reabilitação.

A eficácia do método de recuperação pós traumatismo vem com a resposta do tratamento, que pode contar com longos prazos de cicatrização e um possível comprometimento de seu bem estar. Entre os transtornos mais comuns que podem ser tratados a partir da aplicação da fisioterapia desportiva, encontramos as tendinites, lesões ligamentares, contusões e distensões, entorses, luxações e subluxações, fraturas, abrasões, bolhas, calos, cortes, entre outros.

O método é essencial para garantir que o atleta esteja apto novamente à prática saudável dos esportes, com plena recuperação.

Como funciona a fisioterapia desportiva

A fisioterapia desportiva funciona com programas individuais de tratamento para cada atleta, indicada para todas as idades e contando com equipamentos específicos para treinamento. Buscando o melhor atendimento ao atleta, com atenção total de controle da lesão, o programa é elaborado aliando a correção postural aos exercícios de melhorias no condicionamento físico, visando a potencialização de ganho de força e resistência muscular.

Como funciona a fisioterapia desportiva?

Tratamentos da fisioterapia desportiva

Entre os mais conhecidos tratamentos de fisioterapia desportiva, podemos contar com programas específicos para LCM (ligamento colateral medial), contratura muscular, distensão muscular glútea, entorse nos tendões, espasmo muscular, lesão ligamentar no joelho, lesões em atletas de corrida, lesões em atletas de natação, lesões em jogadores de futebol, lesões musculares, luxações no ombro, pubalgia, ruptura do tendão de aquiles, tendinite de aquiles, entre outros.

Os sistemas de tratamento envolvem atendimento domiciliar 24 horas por dia, fisioterapeutas especialistas na resolução destes problemas, equipamentos específicos para cada tipo de programa e prescrição de medicamentos ou dietas específicas para garantia de reforço ao tratamento inicial.

Com total responsabilidade e segurança, a fisioterapia desportiva colabora com a saúde e bem estar dos atletas. Quer saber mais? Então, clique aqui e conheça o nosso programa completo!