Problemas da hiperatividade na infância

A hiperatividade é um estado de atividade motora excessiva que pode se manifestar por sintomas de inquietação, nervosismo, em crianças.

A hiperatividade é um estado de atividade motora excessiva que pode se manifestar por sintomas de inquietação, nervosismo, onde as crianças estão sempre correndo ou pulando ao invés de andarem.

Principais sintomas da hiperatividade em crianças são:

1 – Estar sempre inquieto: É comum vê-las se esbarrando nas pessoas ou nos móveis, tropeçando, caindo e se machucando.

2 – Estar sempre se mexendo: O sono costuma ser agitado, falam muito e mesmo dormindo giram o corpo na cama, podendo se tremer e balançar a perna para dormir.

Problemas da hiperatividade na infância

3 – Sempre se levantar quando é para ficar sentado: às vezes, para comer, preferem ficar em pé ou andando, ao invés de sentarem.

4 – Ficar correndo e falando excessivamente;

5 – Ter dificuldades em participar de brincadeiras calmas;

Tipos de hiperatividade em crianças

Existem dois tipos de hiperatividade que atingem as crianças:

Hiperatividade motora: Basicamente na criança, a hiperatividade está ligada aos movimentos. É a criança agitada, que não para quieta um segundo sequer.

Problemas da hiperatividade na infância

Hiperatividade mental: profusão de pensamentos de modo desorganizado, em excesso, prejudicando o raciocínio da criança, além de tender a deixá-la desatenta, ansiosa, irritada e ou agressiva.

Diagnóstico

O diagnóstico é dado por um psiquiatra que tenha conhecimento profundo do assunto, assim evitará comparações com outros transtornos. O profissional avaliará a criança procurando sintomas de desatenção, impulsividade, queda no rendimento escolar recomendando para os pais o tratamento melhor indicado.