Princípios do Desenvolvimento Sustentável

Os pontos chave envolvidos às questões econômicas, ambientais e sociais são: alteração climática e energia limpa, transporte saudável e muitos outros.

Dentro da geração sustentabilidade, o conceito de desenvolvimento sustentável tem se firmado cada vez mais em nossa sociedade, trazendo um modelo de desenvolvimento global que incorpora todos os aspectos de desenvolvimento ambiental, social e econômico que conhecemos.

Dividido em três componentes – a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica –, o desenvolvimento sustentável foi criado em 1983, pela Assembleia das Nações Unidas, se tornando cada dia mais forte e influente na abordagem de nossos estilos de vida e nos padrões de vida em sociedade.

Seguindo diversos padrões para formação do modelo incorporado, o conceito sistêmico acabou se ampliando ao longo das últimas décadas, trazendo a evolução do desenvolvimento sustentável lado a lado com os progressos tecnológicos e com a conscientização das populações para o assunto.

Saiba mais sobre o tema e descubra suas principais ideias, além de entender um pouco sobre sua abordagem e influencia.

Definição do Desenvolvimento Sustentável

Princípios do Desenvolvimento Sustentável

Segundo o relatório Brundtland, primeiro a usar o termo em 1987, por elaboração da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento sobre a criação do conceito, a melhor definição para o tema é a seguinte: “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.”

Princípios do Desenvolvimento Sustentável

A proposta de soluções elaboradas dentro do conceito tem como princípios alguns tópicos tomados com objetivos da prática sustentável. Exigindo maior responsabilidade social quanto à gestão social e ambiental no dia a dia de pessoas jurídicas e físicas, o comprometimento com esses princípios sustentáveis constitui uma mudança significativa no nosso estado sustentável, progredindo rumo ao absoluto desenvolvimento.

Princípios do Desenvolvimento Sustentável

Aprovados dentro da prática sustentável, os pontos chave envolvidos às questões econômicas, ambientais e sociais são: Alteração climática e energia limpa, transporte saudável, consumo e produção sustentáveis, conservação e gestão dos recursos naturais, saúde pública, inclusão social, demografia e migração e a pobreza no mundo.

Os temas indicadores de desenvolvimento sustentável, atualmente, são 14: Pobreza, perigos naturais, desenvolvimento econômico, governação, ambiente, estabelecer parceria global econômica, saúde, Terra, padrões de consumo e produção, educação, os oceanos, mares e costas, demografia, água potável, escassez de água e recursos hídricos e biodiversidade.

Gostou? Então veja mais informações de Direito Ambiental clicando AQUI!