Uso de copos e bebidas, segundo as regras de etiqueta

Afinal de contas, como se dá o uso de copos e bebidas segundo as regras de etiqueta? Nós respondemos para você! Confira agora mesmo os detalhes.

Uma grande dúvida sempre toma a cabeça das pessoas durante um jantar formal: afinal de contas, como se dá o uso de copos e bebidas segundo as regras de etiqueta?

Pois é para ajudar a responder a esta questão que nós vamos dar dicas que apontam para como se usar copos e bebidas, sempre procurando seguir as chamadas regras de etiqueta convencional.

Posicionamento

Uso de copos e bebidas, segundo as regras de etiqueta

A primeira coisa que deverá ser observada é que sempre haverá copos ou taças mais adequadas para cada tipo de bebida, portanto, elas serão de tamanhos diferentes, por exemplo.

No entanto, será fundamental que se saiba qual é o posicionamento dos copos e taças na mesa, sendo que eles deverão sempre estar posicionados do lado direito do prato, que permite que a pessoa consiga alcança-los de modo bem confortável.

Os copos ou taças sempre irão seguir uma ordem de tamanho, sendo que o maior (para água) será sempre o primeiro, à esquerda dos demais, ao passo que os demais serão posicionados seguindo esta lógica, até o menor.

Bebidas

Segundo as regras de etiqueta convencionais, as bebidas deverão ser servidas seguindo a lógica do posicionamento dos copos ou taças, o que indica que primeiramente deverá ser servida a água.

Aliás, se a bebida servida em seguida for vinho, é importante ter em mente que será fundamental que se tenha água à mesa para que ela seja ingerida entre uma taça ou outra de vinho, com a intenção de hidratar a pessoa durante a ingestão de vinho.

Uso de copos e bebidas, segundo as regras de etiqueta

A taça de champanhe, que será colocada por detrás das demais deverá ficar ali por conta do fato que ela normalmente é servida ao final de todo o processo, principalmente se o espumante em questão for servido para acompanhar uma sobremesa.

Doces são muito bem acompanhados por espumantes e por vinhos brancos, que devem seguir a lógica de posicionamento à mesa, ou seja, devem seguir uma ordem para serem servidos.

Ao fazer desta forma, é bem provável que você acerte e não cometa qualquer tipo de erro em relação às chamadas regras de etiqueta que vigoram nos dias de hoje, e o seu jantar terá tudo para ser um verdadeiro sucesso de público e de crítica.

Estas regras, por mais banais que possam parecer para um leigo, seguem uma lógica de funcionamento que acompanha o que será servido e que procura fazer com que as bebidas sejam servidas de modo harmonioso.