Regras de etiqueta para eventos corporativos

Para adequar-se à etiqueta corporativa e garantir ponderação em seus modos, confira algumas dicas!

As regras de etiqueta se aplicam a diferentes tipos de eventos e ocasiões, reunindo dicas e sugestões que podem garantir ao individuo uma postura agradável e aceitável em ambientes onde é exigida uma postura social determinada. O conjunto de normas que toma a etiqueta profissional garantem boas relações interpessoais, demonstrando domínio da educação, da diplomacia e a do bom comportamento.

Assegurando a boa convivência frente aos seus companheiros profissionais, a etiqueta corporativa chama a atenção e garante bons resultados tanto social quanto profissionalmente, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Para adequar-se à etiqueta corporativa e garantir ponderação em seus modos, confira algumas dicas no assunto e aprenda mais sobre a postura ideal dentro do mercado de trabalho.

Homens e mulheres numa empresa

Regras de etiqueta para eventos corporativos

Com o passar do tempo, as regras de etiqueta corporativa para homens e mulheres acabaram se modificando, considerando ainda uma postura de superioridade por parte das mulheres no ambiente corporativo. Ter iniciativa e conduzir a comunicação são algumas das regras novas.

Porém, dicas como o anfitrião pagar a conta, puxar a cadeira ou abrir uma porta para uma executiva ou para um profissional com mais idade, são regras atemporais que permanecem em jogo. O aperto de mãos é essencial, entre ambos os gêneros, sempre feito pela pessoa mais importante ao seu subordinado.

Dicas de visual

Sua aparência tem grande importância dentro da etiqueta corporativa. Para prevenir qualquer tipo de problema ou situação desnecessária, evitar exposições excedentes é a melhor dica. Tenha sempre uma boa imagem pessoal, preocupado com seu vestuário e higiene, vestindo roupas adequadas de acordo com o ambiente e o momento.

Dicas de trabalho

Dentro do ambiente corporativo, no exercício de suas funções, é necessário respeitar o espaço de seus colegas, prestando atenção à conduta dos demais para se espelhar frente às situações que não forem de seu conhecimento. Emita e receba feedbacks abertamente, estando apto também a receber críticas e respeitando a hierarquia de sua organização.

Fale quando for questionada, mas não deixe de expor suas opiniões nos momentos certos.

Regras de etiqueta para eventos corporativos

Fora do ambiente de trabalho, entre colegas

A etiqueta corporativa não fica só dentro de seu escritório e ambiente corporativo: Em festas, confraternizações ou reuniões fora do trabalho, mas relacionadas à sua empresa, é essencial manter a boa postura. Jamais beba excessivamente em eventos corporativos e tome cuidado com envolvimentos amorosos com pessoas do trabalho. Comporte-se como se estivesse em sua mesa de trabalho!

Aprenda muito mais sobre comportamento e comunicação em eventos!