Como elaborar um bom fluxo de caixa?

O fluxo de caixa consiste no controle e registro de transações financeiras do negócio, estipulado a partir de todo dinheiro que entra e sai do caixa.

No mundo do comércio, muitos detalhes precisam ser mantidos em ordem para garantir estabilidade e segurança na situação financeira da empresa. Considerando a organização do trabalho e uma administração saudável, que também são fatores essenciais para o bom funcionamento de uma empresa ligada ao comércio e no aumento de sua produtividade diária, o trabalho no ramo comercial deve ser estritamente controlado e organizado para evitar prejuízos.

Seguindo esta linha de raciocínio, os cuidados com o dinheiro não são poucos. Entre eles, o controle de caixa é uma das maiores preocupações diárias: Com premissas de organização absoluta na ordem econômica, o trabalho com fluxo de caixa é um dos que mais chamam a atenção dos profissionais da área.

O que é fluxo de caixa?

Como elaborar um bom fluxo de caixa?

O fluxo de caixa consiste no controle e registro de transações financeiras do negócio, estipulado a partir de todo dinheiro que entra e sai do caixa diariamente, contando com recebimentos e pagamentos. A tarefa cotidiana de checar as contas ajuda a controlar o potencial financeiro da empresa, ajudando a manter as contas em ordem e organizando seu fluxo de caixa.

Com o registro dessa ferramenta, é possível compreender a situação financeira de uma empresa e entender seu potencial de lucro ou prejuízo em curto e longo prazo, além de rentabilizar igualmente suas margens de lucro.

Como organizar meu fluxo de caixa?

O fluxo de caixa ideal conta com a dedicação dos empresários, que devem começar separando as saídas de dinheiro para organização. Três categorias já são o suficiente: Fornecedores, despesas e outras saídas. Nesses três tópicos, a divisão de pagamentos deve ser feita entre administrativas, gastos com marketing, comissões de vendedores, juros, multas e taxas financeiras, relacionando todo tipo de gasto profissional a ser acertado para regularidade da empresa no mercado.

fluxo de caixa

No setor de outras saídas, fatores como pagamento de empréstimos, tributos e investimentos podem estar incluídas, registrando os demais gastos da empresa no dia a dia.

Para uma organização efetiva do seu fluxo de caixa, o essencial é fazer a operação de divisão de categorias diariamente, calculando o valor das entradas e saídas todos os dias. Contando com soma de saldos, o saldo final de cada dia de trabalho deve ser feito, combinado aos valores nas contas bancárias. Se algo estiver errado, existem problemas no fluxo de caixa e seu prejuízo pode ser iminente, portanto, atente-se aos detalhes e mantenha sua situação financeira em extrema ordem.

Fluxo de caixa é complexo. Nada melhor do que fazer o curso do iPED para compreender todas as variáveis!