Como fazer reciclagem

A reciclagem é a recuperação de produtos e materiais, que são levados a um processo que permite sua reutilização. Veja como:

Atualmente, com o crescimento das preocupações em relação ao meio ambiente e com os impactos das atividades humanas, a reciclagem ganhou uma importância muito grande e tem despertado interesse de muitas pessoas.

E com base nisto, vamos dar algumas dicas importantes para que você saiba exatamente como fazer reciclagem, com sugestões de utilizações diferenciadas para os mais variados produtos que podem ser reciclados.

A reciclagem “preto no branco”

Como fazer reciclagem

A reciclagem  é a recuperação de produtos e materiais que são levados a um processo que permite sua utiilização em outros produtos ou embalagens.

Deste modo, é possível diminuir o acúmulo de objetos, dentro de um processo que faz com que os recursos utilizados para se conseguir produtos novos sejam menos danosos e custosos aos recursos naturais e ao meio ambiente como um todo.

O passo a passo

Reciclagem

A primeira coisa a ser feita por quem deseja saber como fazer a reciclagem de materiais é procurar saber como é feita a coleta de lixo de seu município, pois existem localidades onde a coleta seletiva é realizada diariamente.

Deste modo, fica mais fácil entender se há um dia específico da semana em que o material reciclável (papelão, plástico, papel e outras coisas) é coletado pelo caminhão de lixo.

É importante que os materiais recicláveis (papel, papelão, vidro, plástico e metal) sejam separados dos materiais não recicláveis (adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, lipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustivél e pilhas, espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças) sejam separados para serem levados aos postos de coleta seletiva, ou para que sejam entregues nos dias em que esta coleta seletiva é feita pela prefeitura.

Onde guardar os materiais para a reciclagem?

Como fazer reciclagem

É fundamental que os materiais sejam separados, preferencialmente em sacos plásticos, idênticos aos que são utilizados para armazenar o lixo orgânico que normalmente é coletado pelo caminhão de lixo.

É essencial limpar garrafas pet e caixas de leite, procurando deixá-los secar de modo natural, para depois disto colocá-los dentro de um saco para entregar na coleta seletiva.

Latinhas de cerveja e refrigerante, que são de alumínio, podem ser amassadas para diminuir o volume dos sacos, dando início ao processo de reciclagem.

Caixas de papelão devem ser armazenadas desmontadas, para facilitar o transporte, além de também ser essencial que os papeis sejam picados, para facilitar o processo de reciclagem.

É importante lembrar que a maior parte dos materiais reciclados apresenta reutilização posterior, sendo direcionados para outras finalidades, diferentes das originais. 

Para saber mais sobre a reciclagem e outros assuntos relacionados ao meio ambiente, conheça o curso de Práticas de Sustentabilidade

Bons Estudos!


Cursos Relacionados

Comentários

Mais Artigos de Ambiental

Vantagens das energias renováveis para o meio ambiente Vantagens das energias renováveis para o meio ambiente

As fontes renováveis de energia são aquelas consideradas inesgotáveis. Vamos...

Como tirar licença ambiental para sua empresa Como tirar licença ambiental para sua empresa

Para abrir uma empresa é necessária a apresentação de alguns documentos....

A importância do monitoramento da poluição A importância do monitoramento da poluição

A poluição é definida como qualquer forma de energia ou matéria que tornam o...

Estratégias de gestão ambiental no século XXI Estratégias de gestão ambiental no século XXI

Hoje, estratégias de gestão ambiental fazem parte do ambiente de trabalho....