Os Jogos nas Empresas

Por que os jogos são tão importantes? Por que implantar uma cultura “desportiva” nesse sentido em minha empresa? Isso é o que vamos saber agora!

Uma prática que está cada vez mais conduzindo empresas a resultados são os jogos empresariais. Tidos como táticas ideais para humanizar os processos de seleção e encontrar entre tantos candidatos, um que esteja de acordo com a empresa contratante, os jogos são assunto no universo do RH das instituições.

Além da intenção de recrutamento, alguns são usados como atividades dinâmicas que tem por objetivo ensinar, capacitar e reciclar profissionais. Nesse caso, os jogos são utilizados em profissionais que já fazem parte da empresa.

Mas por que os jogos são tão importantes? Por que implantar uma cultura “desportiva” nesse sentido em minha empresa? Isso é o que vamos saber agora!

Despertar competitivo

Os Jogos nas Empresas

Ao aplicar esse tipo de dinâmica, as empresas estimulam a competitividade entre os candidatos. Vai se sair melhor o que estiver mais preparado. Não é esse o reflexo do mercado empresarial atual? O ambiente não está cada vez mais exigente? Além de despertar o potencial criativo de cada um, os jogos auxiliam na transmissão de conceitos, no comprometimento emocional e o desejo de mudança na prática.

Aperfeiçoamento de habilidades técnicas e comunicação elevada

Segundo Gramigna (1994: 9), além do aperfeiçoamento de habilidades técnicas, os jogos proporcionam o aprimoramento das relações sociais entre as pessoas. As situações oferecidas modelam a realidade social e todos têm a oportunidade de vivenciar seu modelo de comportamento e atitude.

Os jogadores passam por um processo de comunicação, em que é exigido o uso de diversas habilidades, tais como: ouvir, captar, consolidar e repassar informações, dar e receber feedback, discordar e respeitar outras opiniões, cooperar, rever opiniões e ser flexível.

Os Jogos nas Empresas

Simulações que geram resultados

Como citamos anteriormente, o ambiente está cada vez mais competitivo, influenciando uma necessidade de desenvolvimento profissional que usam a criatividade e capacitação devidas, que serão usadas na resolução de problemas que podem ocorrer na administração da organização.

Os jogos estimulam o empreendedorismo, influenciando diretamente no desenvolvimento de capacidades gerenciais, além de uma melhor noção de adaptação a novas situações.

Acreditamos que já deve ter dado para você entender um pouco do que os jogos nas empresas podem proporcionar. Para terminar, deixamos mais uma dica que dependendo da situação se torna o mais importante: os jogos devem ser liderados por excelentes profissionais.

Alguém que saiba exatamente o que está fazendo. Deve-se lembrar de que as estratégias devem estar alinhadas a cultura da empresa.

Por isso, saiba mais sobre o assunto. Aprenda com o curso de Atividades Lúdicas!

Boa sorte nas dinâmicas, Sucesso nos jogos!