Você conhece o ISO 14001?

O ISO 14001 é uma norma importantíssima para a lógica do mundo atual, que precisa de maiores cuidados em relação ao meio ambiente!

Com as questões ambientais ganhando importância e caráter de urgência em alguns casos, nada mais natural que surgisse uma classificação de ISO voltada para este tipo de questão.

Esta classificação é conhecida como ISO 14001, que nós vamos conhecer melhor nas próximas linhas, procurando entendê-la de modo mais completo, para saber em quais situações ela se aplica, entre outras coisas.

O que é?

ISO 14001

Para quem ainda não sabe, o ISO 14001 também é conhecido como ABNT NBR ISO 14001, e nada mais é do que um selo de qualidade aplicado a qualquer tipo de organização que pretenda ampliar suas ações.

Esta classificação permite que empresas ou organizações consigam realizar suas ações de expansão sem agredir o meio ambiente, estudando os impactos destas ações e procurando fazer com que tudo esteja dentro do que se entende por conformidades com a política ambiental vigente.

Por meio do ISO 14001 é possível que sejam orientadas as implementações de diversos sistemas de gestão ambiental dentro de organizações, para que todas as ações sejam norteadas pela busca do equilíbrio ambiental.

As bases fundamentais

Como toda norma ISO, também o ISO 14001 apresenta bases fundamentais que lhe dão sustentação e que norteiam as ações de quem procura diminuir os impactos ambientais de suas ações.

As bases fundamentais servem para que seja criada uma espécie de círculo contínuo de melhoria, que se sustenta em cima de 4 pontos que não poderão faltar em hipótese alguma: Planejar, Executar, Verificar e Agir.

Dentro desta lógica, Planejar significa definir objetivos de modo claro, colocando também os processos que serão necessários para que eles possam ser alcançados, sem afetar a política ambiental da organização.

Seguindo a lógica, Executar é literalmente colocar a “mão na massa”, partindo para a ação prática em cima de tudo que foi planejado anteriormente, também procurando manter as diretrizes da política ambiental da organização.

Você conhece o ISO 14001?

Verificar será simplesmente monitorar tudo que está sendo feito, para garantir que todas as diretrizes ambientais da organização estejam sendo respeitadas e para garantir que os impactos sejam os menores possíveis.

Por fim, chegamos ao ponto final, que é Agir, que nada mais será do que a ação que visa trazer melhorias contínuas para todo o processo que se deu início nas etapas anteriores, fazendo com que todo o círculo contínuo de melhoria desemboque no que se pretende por gestão ambiental.

Em resumo, o ISO 14001 é uma norma importantíssima para a lógica do mundo atual, que precisa de maiores cuidados em relação ao meio ambiente, mas que precisa continuar se desenvolvendo. 

Quer saber mais? Então, matricule-se no curso completo sobre ISO 14001!