O merchandising evoluiu e se tornou uma atividade mais complexa do que apenas simplesmente investir em melhorias estéticas. Ficou curioso?
O merchandising pode ser traduzido do inglês como o “ato de fazer negócios”. Na prática, é um conjunto de atividades cujo objetivo é garantir o máximo de destaque a um produto disponível no mercado.
Essa estratégia exige planejamento mercadológico e quando bem feito, pode influenciar o consumidor na hora da compra. Ou seja, o objetivo máximo dessa técnica é colocar o produto no lugar certo, alcançando o público exato. Assim sendo, merchandising não deve ser confundido com a promoção de vendas.
Acertou quem apostava que a origem do merchandising está relacionada ao Marketing. Esse conceito surge nos Estados Unidos em 1930, através de uma ideia muito simples.
Segundo conta a história, algumas lojas começaram a investir nas vitrines decoradas. A meta era despertar a atenção dos consumidores. Deu certo! Os comerciantes perceberam aumento nas compras.
Com o passar dos anos o merchandising evoluiu e se tornou uma atividade mais complexa do que apenas simplesmente investir em melhorias estéticas de um comércio.
Como conjunto de atividades, inclui o planejamento, plano de execução do projeto, acompanhamento do produto no mercado e avaliação dos resultados atingidos.
É importante destacar que o merchandising possui três pilares: o comércio, o produto e o dinheiro. Sem eles não há o ato de fazer negócios.
Utiliza elementos visuais para conseguir atenção de um produto ou serviço. O foco é apelar para o poder da visão e convencer o consumidor a levar pra casa a mercadoria (quem nunca viu cartazes de um produto no supermercado e se convenceu a levá-lo?).
Também conhecida como productplacement, resulta da exibição emprodutos. Quem não assistiu a uma novela e percebeu a mocinha usando um perfume X ou se locomovendo com o carro Y? O merchandising editorial consiste nessa técnica de sutil exposição.
Não há segredo para o sucesso de uma marca ou produto. O que há em comum entre histórias bem sucedidas é o planejamento.
Conhecer seus concorrentes é outro passo importante. Isso possibilita a exploração de um setor que seu rival não consegue.
Vale destacar o seguinte: busque atender às necessidades de seu público. Novidades no mercado podem dar gás ao produto e aumentar o consumo.Outra dica simples e de bons resultados é explorar os sentidos do seu público consumidor, já que um comprador se serve de algo para saciar uma determinada necessidade. Atenção! O Planejamento é a alma do negócio.
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