Erros que você não pode cometer em uma redação empresarial

Escrever de forma correta e adequada é imprescindível para todos, mas administradores de empresas e empresários precisam de mais foco ainda. Confira!

Sabe aquela redação da empresa na qual você trabalha, ou deseja trabalhar, e que está prestes a fazer e não pode errar? Vamos te ajudar com os principais detalhes em que precisará prestar atenção redobrada. Anote as dicas!

Escrever de forma correta e adequada é imprescindível para todos, mas administradores de empresas e empresários precisam de mais foco ainda, afinal, ninguém confiaria em assinar um contrato cheio de erros ortográficos.

Principais falhas em redações empresariais

Erros que você não pode cometer em uma redação empresarial

As falhas mais encontradas nas redações são: o inadequado uso de crase, vírgula, concordância, utilização de palavras (tipo pegadinha), tais como, “mau” e “mal”, e o uso dos porquês. Detalhes que são fundamentais e, na ausência ou presença em excesso, podem prejudicar todo o contexto ali escrito.

Quando um texto é escrito com erros, ou seja, em desacordo com a língua portuguesa, pode gerar pontos negativos para a imagem da empresa. Além disso, o próprio indivíduo pode passar o constrangimento de ser visto (sem querer) como alguém desatualizado e pouco competente, algo que, na maioria das vezes, não é verdade.

Na hora de escrever, atente-se aos vícios, leia em voz alta, veja se há concordância no que está escrito, observe pontuação, acentuação e a ortografia das palavras. Esses são os erros que devem ser minimizados, pois as redações, muitas vezes, são documentos e precisam ser anexadas.

Busque saber para quem você está escrevendo, dependendo de quem irá receber o texto, a linguagem usada pode ser um ponto negativo. Talvez tenha de diminuir o grau de dificuldade, usar um contexto que se adeque ao perfil da pessoa e vice versa.

Erros que você não pode cometer em uma redação empresarial

Um detalhe importante é entender a forma que o interlocutor pensa. Se há especificações ou limitações, refletir sobre a forma como ele vai reagir ao conteúdo produzido por você (e enviado por sua empresa), pois não pode cometer a “gafe” de escrever algo que possa ofender o leitor.

E tenha em mente que redações empresariais precisam ser de caráter coletivo, ou seja, lembre-se que está falando em nome da empresa, não pode cometer o erro de focar o ponto de vista de modo particular, isolado. Dessa forma, pense sempre como um conjunto, usando “nós” (terceira pessoa), e não a primeira pessoa (eu).

Outra dica, em momentos de dúvidas consulte livros gramaticais e sites. Se ainda quiser conhecer um pouco mais das regras de português, cursos especializados são ótimas maneiras de aprender e aprimorar. Escrita é hábito!