O que é psicologia do esporte?

A psicologia do esporte nada mais é do que um tipo de ciência que tem o principal objetivo de estudar o comportamento de pessoas que praticam esportes

Os profissionais da psicologia costumam dizer que todas as pessoas necessitam de um psicólogo ao longo da vida, independente da idade, desde as crianças até os idosos. Isso inclui aquelas pessoas que tem o esporte como trabalho ou que praticam atividades físicas e desejam atingir objetivos.

Com certeza você sabe o que um psicólogo faz e até mesmo já deve ter passado em consulta ou faz sessões de psicologia. Mas, você já ouviu falar sobre a o profissional que cuida da psicologia do esporte?

Pois é, assim como o termo já sugere, a psicologia do esporte nada mais é do que um profissional que tem o objetivo de cuidar de alguém que atue na área com o esporte, ou alguém que busca fazer exercícios sem se deixar atingir por problemas da vida pessoal; contudo, ele deve dar apoios psicológicos.

Dessa forma, a psicologia do esporte nada mais é do que um tipo de ciência que tem o principal objetivo de estudar o comportamento de pessoas que praticam esportes.

O que é psicologia do esporte?

Como funciona?

O psicólogo do esporte deve buscar analisar e entender como andam os fatores psicológicos do indivíduo. Dessa forma, ele precisa verificar se existem fatores que influenciem e afetem o desempenho físico do esportista. Assim, ele também deverá compreender se o lado emocional e particular da vida desta pessoa também pode influenciar no resultado dos esportes praticados.

Dessa forma, estes profissionais são especializados para trabalhar com pessoas que estejam praticando esportes e querem conquistar metas ou então que seja o seu trabalho. Não são apenas profissionais da área que podem e devem procurar por um psicólogo do esporte, mas também quem pratica atividade física nos tempos livres e quer atingir os resultados desejados, esporte escolar, e muito mais.

Psicologia do esporte x Psicologia clínica

psicologia do esporte

É comum com que muitas vezes as pessoas confundam e pensem que um psicólogo do esporte é a mesma coisa do que os profissionais que atuam em meio a psicologia clínica.

Mas, a verdade é que existem muitas diferenças entre as duas áreas e ambas são bem distintas. Elas contam com especialidades diferentes, contudo, possuem também objetivos bem diferentes.

O psicólogo do esporte tem papel em ajudar o indivíduo a enfrentar diversos problemas que possam se tornar em barreiras no universo esportivo, já na psicologia clínica, o profissional se dedica ao estudo de transtornos mentais, além dos aspectos psíquicos de doenças não mentais.

Quer saber mais? Cadastre-se no curso de Psicologia do Esporte!