Bioinformacionista

Para muitos analistas, o bioinformacionista pode ser considerado como sendo verdadeiro profissional do futuro quando olhamos para a área da saúde.

O mercado de trabalho está mudando, e este é um processo que não é de hoje, já que algumas mudanças profundas começaram a ganhar força há pelo menos duas décadas, com o surgimento de novas profissões, e com o fim de outras.

Nos dias de hoje, com o advento da informática, que se consolidou e com a internet, que está cada vez mais presente em todos os momentos da vida das pessoas, é possível afirmar que mais mudanças deverão ocorrer, sendo que algumas, inclusive, já ocorrem agora, no presente.

Uma das profissões que começam a ganhar força atualmente, e que podem ser consideradas como sendo uma das profissões do futuro atende pelo nome de bioinformacionista, que é a profissão que vamos apresentar nas próximas linhas.

O que é?

Bioinformacionista

Para quem ainda não sabe o profissional conhecido atualmente como bioinformacionista nada mais é do que um profissional que reúne capacitação e formação na área de genética e também na área de tecnologia.

Para muitos analistas, o bioinformacionista pode ser considerado como sendo verdadeiro profissional do futuro quando olhamos para a área da saúde, já que ele reúne totais condições de unir avanços tecnológicos de última geração aos conhecimentos geneticistas mais importantes.

Este profissional é simplesmente o responsável pelo auxílio na atuação pela prevenção de doenças genéticas e também tem papel decisivo no que diz respeito aos estudos relacionados à reprodução humana.

Outra atribuição que pode ser colocada na “conta” do profissional chamado de bioinformacionista tem a ver com a realização do mapeamento do genoma humano, que neste caso, é feito com a ajuda de sofisticados softwares.

Um mercado promissor pela frente

BioinformacionistaEste profissional está cada vez mais presente no mercado, e por este motivo, para ele, as oportunidades só tendem a aumentar, já que o futuro é promissor para esta profissão que só faz crescer.

Um bioinformacionista pode atuar diretamente na área da saúde, realizando pesquisas dentro de pontos que já foram citados anteriormente neste artigo, mas também pode atuar dentro da indústria farmacêutica, desenvolvendo medicamentos a partir de seus estudos dentro da genética humana.

Extremamente valorizados, os bioinformacionistas chegam a ganhar salários que superam a casa dos 5 mil reais facilmente, e por este motivo, cada vez mais jovens começam a apontar suas atenções para esta carreira, que está entre as mais promissoras da atualidade, sendo muito representativa das mudanças pelas quais passa o mercado de trabalho nos dias de hoje.

Quer saber um pouco mais sobre essa e outras áreas? Conheça os cursos em Biomedicina do iPED.